Caligrafia
Pratique as linhas básicas desta arte antiga para desenhar e escrever seus próprios cartões e convites com um toque de estilo



Muito dos caracteres usados hoje em dia, foram desenvolvidos pelos romanos, os primeiros a converter o alfabeto, como o co-nhecemos, em uma arte gráfica. Não importa se sua letra é boa ou não, a arte da caligrafia pode ser apreendida.

Segundo o tipo e o tamanho da letra, são usadas penas especiais. A tinta é colocada dentro de um depósito sujeito a pressão e as penas são encaixadas nas canetas.

É necessário uma prancheta para desenho. Para começar, pode ser usada uma grande prancheta de compensado de madeira ou em acrílico, medindo no mínimo 71 X 61 em. Como trava, para sustentar o papel, é só pôr uma tira de madeira ou uma ripa ao longo da base. Fixa-se na prancheta uma folha de papel absorvente liso, para servir de base para o trabalho. A prancheta deve ser usada em posição inclinada, apoiada no canto de uma mesa.

A CALIGRAFIA É USADA EM :
cartões • convites • menus.

Tenha tudo à mão e não tente escrever um cartão sem antes ter praticado bastante. É importante se acostumar a utilizar a pena e perceber em que ângulo ela deve ser usada. Pratica-se as linhas básicas até conseguir traços da mesma grossura, em um mesmo ângulo, várias vezes.
OS PRIMEIROS TRAÇOS
1- Molhe a pena na tinta e coloque-a sobre o papel, em um ângulo de 30° com a prancheta. Faça fluir a tinta movendo a pena da direita à esquerda, sem tirá-la do papel.

2- Mude a direção para fazer uma linha mais grossa com toda a largura da pena. Alterne traços finos e grossos em forma de ziguezague.
ESCREVER O ALFABETO
1- Pregue uma folha de papel de desenho sobre a prancheta com fita adesiva. Trace uma pauta a lápis. É preciso uma linha de base e outras para minúsculas e maiúsculas. Deixe um espaço entre as fileiras e repita as mesmas medidas. Pregue uma folha de papel de qualidade inferior sobre o papel de desenho e pratique o alfabeto mostrado à esquerda.

2- Comece a unir as letras para formar palavras. Faça um esboço a lápis, pensando nos espaços e nas margens. Escolha o melhor formato, se horizontal ou vertical. Veja qual oferece melhor leitura. Para aumentar ou reduzir o tamanho das letras, trace uma nova pauta ou use uma folha nova.
hit counter
Categorias