Molduras em ângulos perfeitos
É possível fazer molduras
exatamente do seu gosto, sejam para uma colagem, uma montagem de flores secas ou uma tapeçaria.
O que é preciso

TRENA DE METAL, LÁPIS E ESQUADRO, CHANFRADOR, SERROTE DE CARPINTARIA, LIXA FINA, TINTA PARA MADEIRA OU VERNIZ, PINCEL, COLA BRANCA PARA MADEIRA, BARBANTE OU FIO DE NAILON, PREGOS SEM CABEÇA E MARTELO, FITA GOMADA.



Não há quem não guarde um quadro ou um pôster, pensando em algum dia mandá-Ios emoldurar. E não há quem não descubra que se esqueceu deles na prateleira ou em alguma gaveta. Quase sempre por causa dos preços das molduras. Por isto mesmo vale a pena - por pouco mais que o preço de um chanfrador e um serrote de carpintaria - aprender a fazer molduras. Todos os materiais e equipamento podem ser comprados em lojas de materiais de construção. Molduras simples e lisas podem ser compradas em lojas de artesanato; molduras mais trabalhadas são encontradas em lojas especializadas.

USE MOLDURAS CHANFRADAS: para emoldurar telas • em batentes de portas • em qualquer trabalho de marcenaria que exija cortes em ângulo de 45°
Para serrar a moldura não é preciso nem força nem habilidade. As medidas, porém, devem ser exatas e você vai precisar de um bom serrote de carpintaria
1 - Meça o cartão, quadro ou vidro que pretenda encaixar na moldura. Verifique se os lados opostos são iguais (se forem diferentes, traba-lhe com a medida maior).
2 - Meça e marque a moldura na parte rebaixada (parte interna onde se encaixa o vidro). Acres-cente uma margem para o esqua-dro de cada lado da medida.
3 - Com lápis e esquadro, prolon-gue a marca de dentro do rebaixa-do para cima da moldura, para ter uma linha de corte em 45°.
hit counter
Categorias