Como moldar velas
O que é preciso

180 g. De parafina 20 g de estearina
Anillna à oleo ou giz de cera como corante
Panelas para o banho-maria
20 cm de pavio de 25mm
Moldes variados suporte para o pavio (use um espetinho ou um làpis comprido que encaixe sobre a base do molde) massa resistente ao calor (simo) para selar a folga entre o molde e o pavlo, suporte para o molde (uma tigela funda ou panela cheia de areia)
As velas percorreram um longo caminho desde que os gregos inventaram uma fonte de luz fumegante e malcheirosa. colocando um pavio dentro de um recipiente cheio de gordura animal derretida. Hoje, a parafina, vendida em lojas de ceras, substituiu a gordura animal. Qualquer recipiente rígido serve se a abertura for grande: do contrário. não se consegue retirar a vela. QUE QUANTIDADE DE CERA? Para calcular a cera necessária, encha o molde com água e meça: 300 ml de água correspondem a 270 g de cera. Adicione 10% de estearina para endurecer a cera.

É muito fácil fazer velas utilizando, como moldes, utensílios da sua casa. Escolha as formas e cores que combinem com a sua decoração. Tenha tudo o que for necessário à mão antes de começar e trabalhe em um lugar organizado, para evitar acidente com a cera quente. Existem corantes para velas mas você também pode usar giz de cera colorido ou restos de velas sem o pavio.
Para o banho- maria, pode usar duas panelas de tamanho dife-rente. Coloque a água quente na maior e derreta a cera na menor.
PAVIOS: A grossura do pavio depende da vela. Quanto mais larga a vela, mais grosso deve ser o pavio. Quando for comprar, peça o pavio de acordo com o diâmetro da vela: uma vela de 25 mm necessita de um pavio de 25 mm, uma de 100, de um de 100 mm.
1 - Coloque a cera. a estearina e o corante em uma panela em banho-maria. dentro de outra panela maior com água quente. Aqueça em fogo baixo. Passe o pavio pelo centro do fundo do molde (se for preciso. use uma agulha). Embeba a extremidade superior do pavio na cera. para evitar que a massa simo obstrua o pavio.
2 - Amarre o extremo inferior do pavio ao suporte e coloque este último sobre a base do molde de forma que o pavio fique centrado. Tensione o pavio puxando pelo extremo superior. Sele a abertura por onde sai o pavio, para evitar que a cera derretida escorra.
3 - Enterre o molde até uns 25 cm da borda superior do suporte. sem deixar entrar areia. Remova a cera e verifique se está derretida. Coloque-a dentro do molde. Deixe esfriar. Quando esfria, a cera se reduz. portanto. pode encher o molde até 6 mm da borda superior.
4 - Quando esfriar. dê uns golpes na base do molde para que a vela se solte. Se não se soltar. coloque a vela na geladeira por 10 minutos e tente novamente. Para nivelar a vela. deslize-a sobre uma frigideira em fogo lento. Retoque as bordas com uma faca. Se usar um funil como molde, corte primeiro a parte superior da cera.
hit counter
Categorias