Como restaurar lascas em porcelana
Quanto melhor a porcelana, mais frágil. Mas, não é o caso de se desesperar só porque uma peça lascou. Com um pouco de massa e pigmentos, é muito fácil restaurá-la.
O que é preciso
CARTOLINA FINA
PÓ DE TALCO
FITA ASESIVA
LADRILHO VELHO
COLA DE RESINA EPÔXI
PIGMENTOS EM PÓ
PÓ DE GIZ
ESPÁTULA PEQUENA
LIXA FINA (VÁRIOS NUMEROS)
VERNIZ INCOLOR DE SECAGEM RÁPIDA
ÁGUARRAS E PINCÉIS FINOS
Você já não precisa jogar fora uma peça de louça só porque descobriu que está com uma pequena lasca na borda. Com um pouquinho de cola e massa, em muitos casos, sua peça ficará como nova. Nunca se deve tentar restaurar peças valiosas: a restauração amadora desvaloriza as peças de coleção. Há vários materiais que podem ser usados para reparar louça lascada - escolha, dentre as massas à base de epóxi, uma massa epóxi feita com pó de giz e cola epóxi, como mostramos adiante, ou uma resina de poliester como a massa usada na funilaria.
Depois, usa-se verniz incolor.
1- Use um pedaço de cartolina fina como suporte da massa a ser aplicada. Ela deve ficar maior do que a borda do prato. Polvilhe a cartolina com talco e prenda-a no lugar com a fita crepe. 2- Sobre um ladrilho velho, prepare a massa de epóxi. Acrescente o pó de giz aos poucos, até obter uma consistência pastosa, mas firme.
CAIXA DE FERRAMENTAS

MASSA EPÓXI
Ideal para reparar porcelana, a massa epóxi é vendida em dois tubos que devem ser misturados. Depois de preparada, a massa pode ser manipulada por 40-60 minutos. Em 12 horas estará seca e dura. Para tingir, basta acrescentar pigmentos em pó.
3 - Com a espátula, pressione com firmeza a massa contra a área lascada. Aplique camadas finas, uma de cada vez, até formar uma superfície ligeiramente mais alta que o restante do objeto. Deixe endurecer, se possível, até o dia seguinte. Remova o suporte de cartolina. Use a lixa para uniformizar a superfície, evitando as áreas decoradas ou envernizadas. Dê acabamento com a lixa mais fina.
Truques
Para remover manchas das áreas lascadas, basta mergulhá-las no líquido que se usa para esterilizar mamadeiras.
4 - Misture o verniz e os pigmen-tos. Se ficar muito grosso, dilua com aguarrás. Teste as cores sobre o ladrilho e limpe. Sendo o caso, comece pela cor de fundo.
5 - Com um pincel fino, cuidado-samente o desenho decorativo. Espere que cada cor seque antes de aplicar outras. Depois, lixe com lixa fina e, para proteger, aplique uma camada de verniz incolor.
hit counter
Categorias