Tecelagem com tiras de pano
Com retalhos e alguns conhecimentos rudimentares da técnica de tecelagem, você pode obter um material excelente para confeccionar inúmeros objetos.

O que é preciso
MARTELO E PREGOS BASTIDOR OU MOLDURA
VELHA DE MADEIRA RETALHOS
E FITA , TESOURA AFIADA.
Tudo o que se precisa para tecer é um bastidor de madeira (urna moldura velha sem vidro serve perfeitamente), alguns pregos e muitas tiras de tecido.
Se você vai tecer com frequência, é recomendável comprar lima moldura de pintor. à venda em lojas de materiais de artes.
O tecido é enrolado ao redor dos pregos como fios longitudinais (a urdidura, também conhecida como urdimento).Para fazer a trama (os fios horizontais), cruzam-se tiras de tecido da mesma cor ou rle uma cor contrastante por cima e por baixo dos fios da urdidufa.

Convém fazer testes com tecidos lisos e estampados e cores diferentes. Use, por exemplo, tons que contrastam ali diversos matizes de uma mesma cor. Para uma bolsa de noite, utilize fita brilhante para a urdidura e tecido metalizado para a trama, e enfeite depois com contas de cristal.

USE TECIDO DE TIRAS EM: toalhinhas • bolsas • porta-moedas.

Uma tira pequena tecida é suficiente para confeccionar um porta-moedas ou uma carteira. Se quiser tecer uma peça maior para usá-la como tapete, ou para confeccionar uma bolsa de mão, é preciso somente acrescentar mais pregos à moldura para ampliar o tecido.



COMO FAZER AS TIRAS DE TECIDO

Para obter as tiras da trama e da urdidura, divida a borda de tecido sem arrematar, em pedaços de 1 cm de largura. Faça pequenos cortes nas marcas e rasgue com força o tecido.
Escolha tecidos de algodão fino ou linho fino, pois são fáceis de rasgar e as tiras saem retas.
COMO FAZER A URDIDURA
1- Marque a posição dos pregos a uma distância de 1,2 cm nos dois lados da moldura. Para tecer uma tira de 10 cm de largura, são precisos 9 pregos de cada lado.
2- Martele os pregos nas marcas, com firmeza, introduzindo-os somente até a metade. Assim você terá espaço suficiente para enrolar as tiras.
3- Amarre a primeira tira de tecido (ou urdidura) no prego situado na parte superior esquerda da moldura e leve-a até o prego correspondente da parte inferior esquerda.
4- Passe a tira ao redor do prego e leve-a até o prego seguinte da parte superior da moldura.
Repita a operação e passe a tira de tecido por todos os pregos de ambas as partes.
5- Uma vez armada a urdidura, verifique se a tensão está correta. Por último, amarre a tira com um nó bem forte no prego direito da parte inferior.
hit counter
Categorias