velas trabalhadas no gelo >> velas flutuantes >> velas de frutas >> velas por imersão >> velas multicoloridas >> velas retorcidas >>
Velas em forma de frutas
5 - Levante com cuidado o molde, pela cartolina, e bata nele levemente, com os dedos, para desfazer as bolhas de ar.
Coloque mais água fria no banho e torne e mergulhar o molde.
6 - Quando a superfície começar a endurecer, fure o gargalo do molde com a agulha para pavio. Troque a água do banho frio aos 10, aos 20 e aos 30 minutos.
7 - Deixe esfriar durante 90 minutos. Quebre a superfície a cada 15 minutos. Reaqueça a parafina restante a 93°C e encha o molde até a borda. Tire o molde do banho. Deixe esfriar por I hora.
CORANTES

Vários tipos de produtos podem ser usados como corantes para velas, de lápis de cera a tintas para cartaz. O importante é que sejam produtos solúveis em parafina, porque algumas substâncias obstruem o pavio, fazendo-o estalar e apagan-do a vela. O mais comum é usar produtos próprios para tingir velas. A proporção mais usada é de 20 g para cada 2 kg de parafina. liMo tenha medo de experimentar: misture pigmentos e teste outras proporções.
8 - Remova a aba de cartolina e recolha os pedaços de parafina que tenham vazado por cima do molde.
9 - Cubra o exterior do molde com detergente e tire o molde, puxando-o para cima.
10 - Com o estilete, corte cuida-dosamente o . excesso de parafina da base da vela, para que a pêra fique arredondada, Vá raspando pequenos pedaços de parafina, até obter o formato desejado.
11 - Misture um pouco de tinta para cartaz com um pouco de agua e uma gota de detergente. Passe a mistura sobre a vela e deixe secar. Se houver excesso, remova-o com um pano umedecido em aguarrás.
12 - Aqueça cera verde ou amarela a 82°C e mergulhe a vela por 4 segundos. Espere I minuto. Volte a submergir a vela por 2 segundos. Espere 10 minutos e lustre a vela com um pano molhado.
hit counter
Categorias