velas trabalhadas no gelo >> velas flutuantes >> velas de frutas >> velas por imersão >> velas multicoloridas >> velas retorcidas >>
Velas multicoloridas
O QUE É PRECISO

 

PEDAÇO DE PAVIO DE 25mm
200gr DE PARAFINA
AGULHA PARA PAVIO
MASSA SELADORA PARA MOLDE
20gr DE ESTEARINA
DISCOS DE CORANTE DE VÁRIAS CORES
PANELA VELHA
PRATO VELHO
VELAS DE PEDAÇOS DE CERA
CPM REDEMOINHOS
MOLDE RIGIDO EM FORMATO DE ESTRELA, DE 12,4cm DE PROFUNDIDADE
TERMÔMETRO PARA CERA
COLHERES DE CHÁ
PESO
VELAS DE PEDAÇOS DE CERA
MOLDE RÍGIDO DE 25cm DE PROFUNDIDADE
ESTILETE
Para dar colorido às velas, você pode usar pedaços de cera tingida com corantes. Introduza-os num molde e despeje cera derretida por cima, para que fiquem grudados.
Estas velas são feitas combinando dois tipos de cera (derretida e em pedaços), que, misturados em um molde, dão como resultado uma vela colorida.

Para fazer estas velas, você pode usar restos de cera colorida que tenha em casa. Como alternativa, derreta um pedaço de corante em uma panela com estearina e despeje em um prato. Deixe esfriar e, depois, parta em pedacinhos que possam ser encaixados dentro do molde da vela.

A estearina contribui para realçar as cores do corante, aumenta a opacidade da cera, prolonga a vida da vela e, além disso, ajuda a retirá-Ia do molde. Para mais informações sobre pavios e como colocá-los nos moldes, veja Velas, págs. Os instrumentos e materiais necessários podem ser comprados em lojas especializadas.

USE PEDAÇOS DE CERA:
para dar cor e textura às velas feitas com molde.
Para alcançar a temperatura correta para esta técnica, a cera não pode ser derretida em uma panela em banho-maria. Você deve colocá-Ia diretamente no fogo, por isso é essencial tomar todas as precauções. A temperatura é verificada com um termômetro para cera (veja Velas, pág.)
VELAS COM REDEMOINHOS
1- Corte um pedaço de pavio mais comprido que o molde. Banhe-o em cera derretida, passe-o pelo molde e atravesse a base com a ajuda de uma agulha. Encaixe o suporte no lugar e vede a extremidade com a massa sela-dora, deixando um respiradouro na base para que passe ar.
2 - Em uma panela pequena, derreta 50 g de cera com a estearina, em fogo baixo. Uma vez derretida, derrame-a em um prato e deixe-a esfriar. Quebre em pedacinhos com as mãos.
3 - Introduza os pedaços de cera branca no molde da vela. Distribua-os uniformemente por todas as pontas da estrela, to-mando o maior cuidado para não alterar a posição do pavio.
SEGURANÇA PRIMEIRO

Vigie a cera derretida e não deixe que esquente demais. Para mais detalhes sobre as precauções a serem tomadas, Velas, pág.
4 - Coloque uma panela dire-tamente no fogo e aqueça a cera restante a 127°C. Ao mesmo tempo, derreta pedacinhos de corante em uma panela para escaldar ovos, com água na base. Retire a cera do fogo e, antes que esfrie, derrame-a no molde.
hit counter
Categorias