Bastidores e molduras
O que é preciso:
• bastidor ou moldura retangular de bordar • fita de algodão estreita tipo viés • agulha e linha de algodão • tecido ou talagarça para bordar • papel de seda branco • fita crepe • tachinhas

Estes instrumentos são especialmente desenhados para firmar um tecido ou talagarça para bordar. Existem de diversas formas e tamanhos.

Os bastidores são usados para bordar em tecido e fazer ponto cruz. As molduras (quadradas ou retangulares em que se prende o tecido com tachinhas) são utilizadas para bordar em talagarça, ainda que também se possa utilizar para pequenos bordados em tecido. A vantagem de trabalhar com eles é que mantêm esticada a trama do tecido e permitem que os pontos fiquem uniformes. Em um bastidor, coloca-se o tecido por cima do aro interior, depois se ajusta o aro exterior ao redor e se aperta uma porca para tensionar o tecido. O modelo mais simples é o bastidor redondo de dois aros, também adequado para bordado livre, pois permite mover o tecido de seção em seção para trabalhar o bordado. O aro interior é revestido com fita de algodão para que não estrague o tecido e para que este não se afrouxe. Conforme se vai avançando, acrescenta-se papel de seda para proteger as partes bordadas e como calço para o bastidor.

As molduras retangulares são usadas de preferência para bordar em talagarça. Entre a moldura e o desenho deverá ficar uma margem de, pelo menos, 5 cm.

Para manter o trabalho limpo, é preciso ter o bastidor guardado em uma sacola de plástico e lavar bem as mãos antes de começar. Escolha uma cadeira confortável e um lugar bem iluminado para bordar. No caso de interromper o trabalho, retire o tecido do bastidor para que não fique marcado.

 

COMO USAR O BASTIDOR
1 - Revista com fita o aro interior do bastidor para evitar que o tecido se afrouxe. Envolva uma ponta da fita sobre si mesma, cubra todo o aro e arremate a outra ponta com pontinhos.
2 - Estique o tecido sobre o bastidor: com o direito para cima e ajuste o aro exterior. Aperte ligei-ramente a porca e manuseie o tecido até que fique bem esticado, mantendo o aro ajustado. Aperte o aro.
3 - Quando trabalhar em um desenho grande, mude o bastidor de lugar conforme necessitar. Cubra o tecido com papel de seda para proteger a parte bordada. Rasgue o papel para descobrir a parte que vai bordar.
 
COMO USAR A MOLDURA RETANGULAR
1 - Corte um pedaço de talagarça ou tecido um pouco maior que o desenho e com uma margem para esticá-Io sobre a moldura. Cubra as bordas do tecido com tiras de fita crepe para evitar que desfiem.
2 - Encaixe a moldura. Prenda o tecido à moldura com tachinhas, tomando cuidado para que fique reto. Comece pelo centro de dois lados opostos e complete esses lados. Repita nos dois lados restantes.
hit counter
Categorias