Como misturar lisos e estampados
O efeito global de qualquer projeto não depende apenas da cor. Um outro elemento essencial é o equilíbrio entre as superfícies lisas e estampadas.
 Um estampado é a distribuição de um desenho sobre uma superfície. Pode ser regular como as listras ou o xadrez, por exemplo, ou parecer aleatório como alguns estampados florais. Não tem porque ser fixo. Uma coleção de objetos similares podem se dispor e formar um estampado (pense nas peças de xadrez
sobre o tabuleiro e nas filas de
soldados de brinquedo sobre a
estante).O liso, evidentemente,
é o contrário: uma superfície
sem desenho.
Isto não implica que seja desinteressante, pois as superfícies lisas podem ter diferentes texturas.

COMBINAÇÕES DE SUCESSO

Os estampados podem se combinar entre si, e são geralmente colocados sobre o liso. Os motivos, assim como os seus tamanhos, são infinitamente variados, podendo ir desde o chintz até motivos étnicos.
 O estampado e o liso podem se combinar de muitas formas. O estampado pode ser usado como característica dominante, como por exemplo um motivo bordado sobre um fundo liso, ou uma colcha de patchwork, na qual as peças estampadas se destacam quando colocadas ao lado das lisas. Em uma casa com paredes lisas, pode-se usar cortinas e tapeçarias estampadas e criar assim um conjunto harmonioso.
 
O estampado também pode ser usado para acentuar, destacar ou dar um caráter especial a uma superfície lisa: as almofadas de uma casa decorada com cores lisas, como o debrum de uma cortina simples, ou como o motivo estampado em uma cômoda.
VARIEDADE DE ESTAMPADOS
Existem estampados de diferentes tamanhos e uma grande variedade de formas, desde os tradicionais florais de tonalidades suaves até os geométricos preto e branco.
 Os desenhos de flores englobam desde conjuntos de grandes estampados até delicados raminhos. Ao combinar estampados para uma colcha de patchwork, por exemplo, deve-se levar em conta que os desenhos pequenos ficam melhor. Um desenho grande acaba tendo que ser cortado, o que reduz o seu impacto.
 Para decorar uma casa grande, é recomendável pensar na combinação de cores como em uma família: um desenho grande para as cortinas (os pais), um desenho menor para as almofadas (os filhos). Uma combinação de desenhos pequenos é muito adequada para uma casa de poucos metros.
 As figuras geométricas são ousadas: devem se concentrar em um só elemento focal e coordenar-se com uma cor lisa. Os desenhos de listras e o xadrez podem se combinar com vários estampados.


A parede branca e lisa realça as linhas pronunciadas e modernas destes estampados.
COMBINAÇÃO DE ESTAMPADOS
O segredo de combinar estampados está em escolher elementos que se harmonizam
uns com os outros (por exemplo, as
listras finas ficam muito bem com o
xadrez pequeno, especialmente
se as cores combinarem).
Nas lojas e em catálogos
de fabricantes de
tecidos pode se ver bons
exemplos de tecidos
e padrões
coordenados.
COMO USAR O LISO E ESTAMPADO
A mistura de lisos e estampados realça as cores do desenho. O efeito também depende da cor de fundo;
- um mesmo desenho pode pode ficar bem sobre uma cor de fundo no mesmo tom e parecer totalmente diferente sobre um fundo contrastante, que ressalte os detalhes do estampado.
 Para saber como combinar lisos e estampados, é importante decidir primeiro que estilo e cores se quer.
Depois, procurar um estampado que reflita o clima desejado;
- pode ser romântico, com flores, étnico ou moderno. Este deve ser o ponto focal, depois é só procurar cores lisas que combinem.
hit counter
Categorias