Tintas
 
 
 
 
 
O segredo de uma boa decoração é a escolha
cuidadosa do tipo de tinta. Conheça os vários tipos de tinta
que existem para poder escolher o acabamento mais
adequado para seus trabalhos.
As lojas de tintas ou de artesanato oferecem uma
grande quantidade de
tintas numa atraente
variedade de cores
e texturas.


A pintura de parede é fácil de aplicar e um modo econômico de transformar os ambientes. Mesmo assim, para escolher a tinta mais adequada a cada caso, é preciso. conhecer as diferenças entre os vários tipos que existem no mercado.
   As tintas são feitas à base de água ou de óleo e é preciso escolher o tipo certo antes de começar o trabalho. Em caso de dúvida, consulte um profissional.

TINTA À BASE DE ÁGUA

Conhecidas em geral como esmaltes, as tintas à base de água são fáceis de usar e secam rapidamente.
São mais indicadas para tetos e paredes, podem ser compradas em líquido ou em pó e são usadas em diversos tipos de acabamento. As tintas líquidas tradicionais são aplicadas com pincel. As tintas em emulsão são postas em bandejas e devem ser aplicadas com rolo. São indicadas para tetos e paredes grandes.
 
 

 

 

A tinta acrílica fosca permite boa cobertura e um acabamento uniforme que ajuda a disfarçar imperfeições da parede. É a tinta ideal para salas e dormitórios.
 O esmalte acrílico acetinado tem um brilho suave e é mais durável que as tintas foscas. É particularmente indicado para paredes rugosas porque o brilho destaca as irregularidades da superfície e para superfícies expostas a maior desgaste porque é uma tinta lavável.
As tintas em emulsão não devem ser usadas em madeira ou metal, mas são ótimas para paredes que receberam massa fina nova e ainda precisam respirar. As brochas e rolos podem ser lavados facilmente, com água e sabão.

TINTAS À BASE DE ÓLEO

Sejam brilhantes ou foscas (acetinadas), as tintas a óleo são indicadas para madeira e metal e em paredes expostas a grande desgaste. São mais grossas que os esmaltes e demoram mais para aplicar e para secar, mas oferecem um acabamento prático, porque são laváveis e resistentes. As brilhantes, líquidas ou mais densas, são boas para cozinhas
banheiros, quartos de criança e para os trabalhos em madeira. Antes de pintar, aplique uma camada de seladora, que assegura um acabamento polido e mais brilhante.
 A tinta acetinada não é tão brilhante, mas é muito resistente. Pode ser usada como base nas pinturas especiais: pintura com pano, por exemplo, com esmalte incolor. A superfície deve receber uma demão de base seladora e duas demãos de tinta. As tintas a óleo de uma demão popularizaram-se muito, uma vez que dispensam o uso da base seladora e são menos brilhantes que as tintas acetinadas. Para limpar os pincéis, usa-se aguarrás.


TINTAS PARA ESTÊNCIL
As tintas para estêncil (vendidas em lojas especializadas, assim como os lápis e pincéis especiais para esta técnica) secam rapidamente e são muito resistentes. Pode-se usar também outros tipos de tinta, de acordo com a superfície em que se quer trabalhar. Para paredes e tetos pode-se usar a emulsão acetinada fosca. As tintas em aerossol permitem um acabamento liso, de bordas suaves. Para trabalhar com estêncil sobre superfícies pintadas com tinta a óleo, use tintas para pintura artística para obter um acabamento suave, sem brilho.
hit counter
Categorias