Porta copos de macramê
O que é preciso:
CORDA DE JUTA OU CORDA SINTÉTICA AMARELA
FITA ADESIVA
AGULHA DE TAPECEIRO
LINHA GROSSA
FACA OU TESOURA AFIADAS

Os marinheiros fizeram com que os nós em cordas se transformassem em verdadeira arte e desenvolveram muitos tipos de nós, cada um com uma função especifica.
Durante séculos, pescadores e marinheiros usaram uma série de nós diferentes para realizar seu trabalho. Existe um nó para cada ocasião - para amarrar um barco com segurança, fazer redes ou segurar equipamentos e velas no lugar.
Dada a complexidade de muitos nós, a habilidade para criar um nó forte e às vezes decorativo conver­ teu-se praticamente numa forma de arte. Este aspecto decorativo da técnica é o que você pode explorar para fazer artigos atraentes e funcionais para a casa.
O porta copos é feito com um nó plano duplo que, originalmente, era empregado para proteger o convés dos danos provocados pelos blocos de madeira das velas e amortizar o ruído de seus golpes. Em casa, você pode fazer porta copos e porta pratos.
O nó pode ser estendido para fazer suportes maiores. Recomenda-se começar com alguma coisa pequena.
O tipo de corda é opcional. Pode-se usar a tradicional corda de juta ou corda sintética de cor, mais maleável. Ambas as cordas são vendidas em lojas de materiais para barcos.

O NÓ DUPLO PLANO É USADO PARA: porta-toalhas • porta-pratos, etc.
Embora a aparência do nó seja intrincada, ele é feito com um único pedaço de corda, que, por isso, deve ser comprida. Evite as cordas muito grossas, para começar, e leve sempre em conta que, quanto mais grossa for a corda, maior será o suporte. Antes de começar, envolva as pontas com fita adesiva.
1 - Mantenha fixa a ponta (a) e passe a (b) por cima e por baixo das laçadas, para completar uma terceira laçada.
2 - Para completar o contorno, crie uma quarta laçada, passando a ponta (b) por baixo e por cima das outras.
3 - Teça a ponta (b), seguindo as laçadas, por cima e por baixo, até que todas tenham três fileiras.
4 - Comece a esticar o nó. Partindo do centro, vá puxando a corda com cuidado através das laçadas.
5 - Continue puxando o nó, assegurando-se de que todos seus lados apresentem tensão uniforme.
TOQUE FINAL
Recorte as pontas e, com a agulha de tapeceiro e linha grossa, prenda as pontas soltas à parte detrás do suporte. Ao fazer isso, certifique-se de que o descanso fique plano.
hit counter
Categorias