Conservas

CONSERVAS CREMOSAS de frutas silvestres

Em lugar de limões e laranjas, você pode usar frutas silvestres para preparar estas conservas, que são uma saborosa alternativa para geléias.

Os sabores refrescantes destas conservas silvestres são uma deliciosa novidade. Em lugar de cítricos, pode-se aproveitar a abundância de frutas do verão e início do outono. como amoras, framboesas e groselhas. Seleciona-se as que estejam em bom estado e se descartam as que estejam passadas.
O QUE É PRECISO
Conserva de amoras
375 gr de amoras frescas ou congeladas limpas
1 maçã cortada fino
suco de 1 limão
100 gr de manteiga sem sal
4 ovos batidos
375 gr de açucar refinado

Conservas de Groselhas
1,5 kg de groselhas silvestres verdes limpas
450 ml de água ou suco de maçã
750 gr de açucar refinado
100 gr de manteiga
4 ovos batidos

Conservas de Framboesas
como para a conserva de amoras, substituindo as amoras por framboesas e o suco de 1 limão por casca ralada e suco de 1 laranja

Equipamento Básico
Panela para banho-maria
colher de madeira
peneira de nailon fino
potes pequenos de conserva
discos de papel vegetal e de celofane
elásticos e etiquetas



CONSERVA DE FRAMBOESAS

Rende cerca de 750 g

1. Coloque as framboesas, a maçã, a casca ralada e o suco de laranja numa panela de fundo grosso. Deixe ferver em fogo baixo, por uns 20 minutos.

2. Passe as polpas das fram-boesas e da maçã cozida por uma peneira fina, amassando-as bem e, em seguida, coloque-as numa tigela sobre uma panela com água no ponto de fervura.

3. Junte o açúcar, a manteiga e os ovos e aqueça em fogo baixo, mexendo até que fique bem misturado e o açúcar comple-tamente dissolvido. Mantenha no fogo por 20 a 30 minutos, mexendo sempre até que a conserva engrosse e grude na colher de madeira.

4. Peneire, para eliminar os possíveis pedaços de fruta ou de
clara cozida.

5. Despeje em potes pequenos de conserva aquecidos e cubra imediatamente com um disco de papel vegetal e um de celofane úmido. Prenda com um elástico ou um barbante. Guarde os potes em local fresco. Consuma no prazo máximo de um mês. 
Os preparativos são um pouco mais trabalhosos que aqueles das conservas de frutas cítricas: as frutas devem ser cozidas até que fiquem macias e, então, passadas pela peneira, para separar as sementes, obtendo-se um purê fino. Junta-se uma maçã pequena, que ajuda o purê a ficar mais fino. Adiciona-se, em seguida, os ovos, o açúcar e a manteiga.
Estas conservas podem ser usadas para fazer sobremesas deliciosas. Basta misturá -las com creme de leite batido e iogurte e acompanhá -las com biscoito champanhe.
Preparação das conservas
As conservas devem ser guardadas em potes especiais, tampados com discos de papel vegetal, com o lado brilhante para baixo e com um celofane úmido e preso com elástico.
CONSERVA DE AMORAS

Rende cerca de 900 g

1. Coloque as amoras, a maçã e o suco de limão em uma panela de fundo grosso. Leve à fervura, abaixe o fogo e ferva, em fogo baixo, durante uns 20 minutos.

2. Amasse as polpas das amoras e da maçã cozida, passando-as por uma peneira de náilon fino e coloque-as numa tigela sobre uma panela com água no ponto de fervura.

3. Acrescente o açúcar, a manteiga e os ovos e aqueça em fogo baixo, mexendo até que fique bem misturado e o açúcar comple-tamente dissolvido. Mantenha no fogo e mexa sempre até que engrosse e grude nas costas da colher (por 20 a 30 minutos).

4. Passe por uma peneira de náilon para eliminar os possíveis pedaços de clara cozida.

5. Despeje em pequenos potes para conserva aquecidos. Cubra com um disco de papel vegetal e um de celofane úmido. Prenda com um elástico. Guarde em local fresco.
CONSERVA DE GROSELHAS

Rende cerca de 2 kg

1. Coloque as groselhas e a água ou o suco de maçã em uma panela de fundo grosso e cozinhe por uns 20 minutos, em fogo baixo, até que estejam macias e moles.

2. Amasse as polpas das groselhas cozidas, passando-as por uma peneira fina de náilon e coloque-as numa tigela sobre uma panela com água em ponto de fervura.

3. Junte o açúcar, a manteiga e os ovos e aqueça em fogo baixo, mexendo até o açúcar dissolver completamente. Mantenha no fogo e mexa sempre até que a conserva engrosse e grude na colher (por 20 a 30 minutos).

4. Peneire para evitar qualquer pedaço de clara cozida.

5. Despeje em pequenos potes de conserva aquecidos. Cubra com um disco de papel vegetal e um de celofane úmido. Prenda com um elástico e etiquete o pote
PARE: Não deixe ferver a mistura de ovo, açúcar e manteiga, porque isto coalharia a mistura, para o que não há solução.
hit counter
Categorias