Apetitosas frutas cristalizadas
Pode-se preparar deliciosas frutas cristalizadas, deixando macerar frutas frescas em calda de açúcar durante vários dias.
O QUE É PRECISO
FRIGIDEIRA
625 GR DE AÇÚCAR
575 ML DE ÁGUA
900 GR DE FUTAS FRESCAS
TIJELA
GAZE E COADOR
GRELHA METÁLICA
RECIPIENTE HERMÉTICO
Cristalizar frutas é uma forma de conservá-las, usando calda de açúcar cada vez mais concentrada. A cristalização se faz por etapas, até que a fruta fique totalmente impregnada pela calda. O processo dura vários dias, mas o método é muito simples. As frutas de sabor acentuado, como a laranja, o pêssego, a cereja e o abacaxi, são as que ficam melhor.

A FRUTA CRISTALIZADA SE USA PARA:
sobremesas • presentes • decorração de bolos.

É preciso picar e escaldar por um minuto as frutas inteiras, como ameixas e pêssegos, ou então parti-las ao meio e retirar o caroço. Não é preciso escaldar a fruta cortada, pois a polpa fica exposta à calda de açúcar. As frutas cítricas grandes devem ser descascadas e picadas.
1 - No primeiro dia, dissolva 350 g de açúcar em água, em fogo baixo. Quando estiver completamente dissolvido, aumente o fogo até levantar fervura. Deixe ferver por 2 minutos. Coloque a fruta preparada em uma tigela e despeje a calda de açúcar quente por cima. Cubra com uma gaze e deixe repousar por 24 horas.
2 - No dia seguinte, coe a calda em uma panela, junte 50g de açucar e dissolva-o em fogo médio. Faça ferver durante 2 minutos. Volte a colocar as frutas em uma tigela. Despeje a calda por cima e deixe repousar por 24 horas. Repita o processo no terceiro, no quarto e quinto dias, juntando 50 g de açúcar de cada vez.
3 -No sexto dia, coe a calda e junte 75 g de açúcar. Dissolva o açúcar, leve à ebulição e junte as frutas. Ferva durante
3 minutos e leve de volta à frigideira. Tampe e deixe repousar por 24 horas.

4. Repita a etapa 3, mas, depois de ferver as frutas, escorra-as bem e coloque-as sobre uma grelha metálica. Escorrida toda a calda, seque no forno, a baixa temperatura, por 2 ou 3 horas, com a porta entreaberta. Retire as frutas e deixe-as esfriar. Guarde-as em recipientes herméticos.
Toque final
Para dar um toque especial a uma caixa de frutas, para presente, junte umas folhas de murta ou louro .
hit counter
Categorias


Home Preserving 400 Delicious and Creative Recipes

- free download -