Geléias de ervas e frutas
O QUE É PRECISO
Geléia de Maçã e Ervas
1,8 Kg de maçã
1,7 l de água
700 gr de açucar granulado
ervas frescas (ver mais abaixo)

Geléia de Marmelo
1,8 kg de marmelos maduros
450 gr de açucar para cada
575 ml de extrato de fruta
a casca e o suco de três limãos


Geléia de groselha
1,8 Kg de groselhas
575 ml de água
450 gr de açucar para cada
575 ml de extrato de fruta
A geléia conserva todo o sabor e a frescura da fruta fresca. Se não se abrir o pote, ela pode durar até um ano. Uma vez aberta, deve ser guardada na geladeira para evitar que se forme mofo na superfície. Para que uma fruta que tenha um nível baixo de pectina fique consistente, deve-se acrescentar suco de limão.

Para pratos salgados, pode-se usar a geléia de maçã e acrescentar ervas a gosto. Para o cordeiro, o indicado é alecrim ou menta; para carne de porco, sálvia e para as aves, tomilho. Para os pratos doces, acrescenta-se cravos-da-Índia à geléia de maçã, ou se tiver suficiente, use ela sozinha. A geléia de groselha pode ser usada para glaciar tortas de frutas, bolos ou para cobrir um cheesecake.

É importante seguir todos os passos e não tentar acelerar o processo de peneirar, ou a geléia ficará turva. Para ver a consistência certa, põe-se em um prato frio uma colherada da polpa. Deixa-se por um minuto e aperta-se com o dedo. Se estiver no ponto certo, a polpa enrugará, se não, é preciso cozinhar por mais cinco minutos e experimentar novamente.

Como fazer geléia: As geléias de maçã e ervas devem ser servidas com pratos salgados. As de marmelo e groselha, com pratos doces e salgados (a de marmelo fica especialmente boa com carne de porco e pato). As frutas devem estar sempre muito maduras.

MAÇÃ E ERVAS
Algumas ervas são cozidas com as maçãs, enquanto outras são acrescentadas ao extrato de fruta. Ver Ervas aromáticas (abaixo).
1. Veja se não tem nenhuma parte estragada na maçã. Se for o caso, tire as partes machucadas. Corte as maçãs sem retirar o miolo e a casca. Ponha em uma panela com água e ferva em fogo lento por 45 minutos, ou até ficarem macias.
2. Amasse a polpa de fruta com a colher de pau. Passe-a por um filtro de gaze e deixe coar durante três horas ou mais.
3. Meça o extrato da fruta em uma jarra de medidas. Acrescente 450 g de açúcar para cada 575 ml de suco. Aqueça até o açúcar se dissolver. Ferva até obter a consistência certa. Remova a espuma. Despeje em potes pequenos e esterilizados. Cubra, enquanto ainda quente, com parafina. Depois de frio, tampe e etiquete.

GELÉIA DE MARMELO
Use marmelos maduros e acrescente suco de limão para obter a consistência certa.

1. Lave e corte os marmelos. Ponha em uma panela com suco de limão e 1,7 l de água e deixe ferver. Ferva por duas horas ou até a fruta ficar macia e reduzida a um terço.
2. Coe a fruta com um filtro de gaze. Isto leva tempo, por isso deixe por uma noite. Meça o suco de marmelo e acrescente 450 g de açúcar para cada 575 ml de suco. Cozinhe até ficar consistente. Engarrafe em potes esterilizados.

GELÉIA DE GROSELHA
Você pode usar esta geléia com pratos doces e salgados. Para os salgados, tempere com um par de cravos e um ramo de canela e substitua 4 colheres de água por vinagre.

1. Lave as groselhas e cozinhe em uma panela com 575 ml de água até ficarem macias (45 min).
2. Peneire com um filtro de gaze. Acrescente 450 g de açúcar para cada 575 ml de extrato. Ferva até obter a consistência certa.

ERVAS AROMATICAS

MENTA - Cozinhe um ramo de menta lavado com as maçãs. Peneire e cozinhe até obter a,consistência certa. Apague o fogo e acrescente 6 a 8 colheres de menta picada.
SALSA - Igual a menta (acima), mas ponha uns raminhos nos potes ao engarrafar.
TOMILHO - Cozinhe oito ramos grandes de tomilho com as maçãs. Acrescente um raminho limpo e seco a cada pote ao engarrafar.
ALECRIM - Cozinhe um ramo de alecrim com as maçãs. Acrescente um raminho a cada pote ao engarrafar.
Geléia de alecrim
Geléia de salsa
Geléia de tomilho
Geléia de menta
hit counter
Categorias


Home Preserving 400 Delicious and Creative Recipes

- free download -