Maionese caseira
Como fazer Maionese
A maionese caseira tem um sabor completamente diferente das encontradas em supermercados e, depois de comê-la, é provável que você não se contente mais com as comerciais.
O QUE É PRECISO
Rende 275 ml
4 gemas de ovo grandes
2 colheres de chá de mostarda (opcional)
1 colher de chá de sal (opcional)
1/2 colher de chá de pimenta (opcional)
1 colher de sopa de vinagre de vinho branco (opcional)
liguidificador
225 ml de azeite de oliva ou óleo de girassol
2 colheres de chá de suco de limão
Fazer maionese é considerada tarefa complicada, mas, com um liguidificador, o sucesso é praticamente certo, pois é muito mais difícil talhar e ter de começar tudo de novo. Você pode fazê-Ia com azeite de oliva ou óleo de girassol, ou com uma mistura dos dois para que o sabor não fique tão forte. Em qualquer dos casos, use ingredientes da melhor qualidade possível para garantir bom resultado.

Os ingredientes básicos para se fazer maionese são as gemas e o azeite, aos quais você acrescenta mostarda, sal, pimenta, vinagre e suco de limão como condimentos. Misture todos muito bem para que se forme uma emulsão e se terá a maionese clássica. Esta pode ser usada como está, ao natural, ou temperada de diversas formas (com curry, mostarda, alho ou ervas finas, por exemplo), de acordo com o prato que será servido.
A MAIONESE É SERVIDA COM: frango • ovos cozidos • corações de alcachofra • peixes e mariscos • saladas

O
s ovos não devem ser usados logo que saem da geladeira. Para fazer a maionese, retire-os e espere que fiquem à temperatura ambiente.
1. Coloque todos os ingredientes, exceto o azeite e o suco de limão, em um liquidificador e bata até ficarem bem misturados. Se preferir, deixe o sal e a pimenta para acrescentar no final.
2. Com o liquidificador já funcionando, comece a adicionar o azeite. Despeje a metade, em fio, pela abertura do liquidificador. Se derramá-lo muito depressa, a mistura talha e você tem de recomeçar.
3. Acrescente o suco de limão e bata a maionese.
Sem parar de bater, acrescente mais azeite, em fio, como antes, até que a maionese apresente consistência espessa e cremosa.
SEGURANÇA EM PRIMEIRO
Por ter gemas cruas, não é aconselhável servir maionese caseira a crianças muito pequenas, velhos, mulheres grávidas ou pessoas com deficiência imunológica. Sirva imediatamente.
Truques
No lugar do vinagre de vinho branco você pode usar outros tipos de vinagre, inclusive os aromatízados com ervas e alho.
TOQUE FINAL: Passe a maionese para uma tigela, cubra-a e guarde-a na geladeira até o momento de servir. Consuma dentro de dois dias.
hit counter
Categorias