Marmeladas para o café da manhã
Alegre sua mesa matinal com esta seleção de marmeladas (ou geléias) feitas em casa, com limões, limas e laranjas.
A palavra marmelada vem de marmelo e, de fato, as marmeladas antigas eram massas doces feitas de marmelo, pêssegos e cerejas. Atualmente, as frutas mais usadas são as cítricas. Há vários métodos para amolecer e preparar as frutas. Se a fruta é cortada em tirinhas (juliennes) antes de ser cozida, a mannelada fica clara. Se se deseja uma conserva mais grossa, a fruta é cozida inteira e depois fatiada. Estas marmeladas não são transparentes. Os tempos de cozimento também variam. Portanto, é importante respeitar o que diz cada receita e testar o ponto da marmelada.

USE MARMELADAS PARA: o café da manhã • acompanhar carnes.
O QUE É PRECISO
Marmelada de Limão
1,5 Kg de limões
3,6 litros de água
2,7 kg de açucar
Marmelada de Lima
1,5 Kg de limas
3,6 litros de água
2,7 Kg de açucar
corante alimenticio, verde escuro (opcional)
Marmelada agridoce
1,5 de laranjas ácidas
3 limões
3 laranjas doces
3,6 litros de água
2,7 Kg de açucar
10 Ml de melado escuro

Truques: Para lavar frutas cítricas, que são protegidas por uma camada oleosa, jogue água fervente sobre elas, depois lave e seque.
COMO FAZER AS MARMELADAS
As quantidades recomendadas produzem cerca de 4,5 kg de marmelada. A conserva estará no ponto quando o termômetro indicar 105°C.

Leve ao forno brando os vidros já limpos para aquecê-los e engarrafe o doce enquanto ainda estiver quente.
MARMELADA DE LIMÃO
1. Corte ao meio os limões e esprema o suco. Reserve o bagaço e os possíveis pedaços de pele e prepare com eles uma trouxinha de gaze.

2.
Corte a casca dos limões em tirinhas finas e coloque em uma panela, com o caldo, a água e a trouxinha. Espere ferver, baixe o fogo e cozinhe por cerca de 2 horas, até as cascas ficarem macias e o líquido, reduzido à metade.

3. Retire a trouxinha, apertando-a bem contra as paredes da panela. Acrescente o açúcar e mexa. Ferva por 15-20 minutos e teste o ponto. Remova a espuma que se formar na superfície.

4. Deixe esfriar por 10-15 minutos. Passe para os vidros e vede.

MARMELADA DE LIMA
1. Corte as limas ao meio e esprema o suco. Reserve o bagaço e os possíveis pedaços de pele e prepare com eles uma trouxinha de gaze.

2. Corte a casca das limas em tirinhas finas e coloque em uma panela, com o caldo, a água e a trouxinha. Espere ferver, baixe o fogo e cozinhe por cerca de 2 horas, até as cascas ficarem macias e o líquido reduzido à metade.

3. Retire a trouxinha de bagaço, apertando-a bem contra as paredes da panela. Acrescente o açúcar e mexa. Ferva em fogo brando por 15-20 minutos e teste o ponto. Remova qualquer espuma que se formar na superfície.

4. Deixe a geléia esfriar por 10-15 minutos. Se quiser, acrescente uma pitada de corante alimentício verde escuro e misture. Passe para os vidros e vede.
MARMELADAD AGRIDOCE
1. Lave as frutas e as coloque em uma panela grande com a água.
Espere ferver, baixe o fogo, tampe e cozinhe por 1 1/2 hora, até as frutas ficarem bem macias, podendo cortá-las com a colher. Remova as frutas cia panela e deixe esfriar até que possam ser tacadas.

2. Corte as frutas ao meio.
Remova sementes e bagaço e devolva-as à panela. Deixe ferver por cerca de 15 minutos, até que o líquido se reduza à metade. Enquanto isso, pique a casca.

3. Coe o líquido e devolva-o à panela. Acrescente as cascas e espere ferver. Acrescente o açúcar e o melado e mexa. Deixe ferver em fogo alto por 15-20 minutos. Teste o ponto e remova a espuma da superfície. Deixe esfriar um pouco, mexa, engarrafe e vede os vidros.
hit counter
Categorias


Home Preserving 400 Delicious and Creative Recipes

- free download -