Como fazer pão de ló
Aqui, são explicados dois métodos diferentes para fazer pão de ló. O primeiro é o clássico põo de ló Vitória e, o segundo, o pão de ló genovês.
O QUE É PRECISO

papel vegetal
tigela para misturar
colher de pau
peneira e espátula
grade de metal

PÃO DE LÓ VITÓRIA
dois moldes de 18 cm
100 gr de manteiga ou margarina
100 gr de açucar refinado
150 gr de farinha de trigo sem fermento
2 ovos

PARA SERVIR
100 gr de creme de chantilly
morangos frescos
açucar de confeiteiro

PÃO DE LÓ GENOVÊS
fôrma rasa retangular de 21x30cm
100 gr de açucar refinado
4 ovos
100 gr de farinha de trigo
50 gr de manteiga derretida
O pão de Ió Vitória é ideal para lanches: com ele, se fazem pães de ló simples com recheio de geléia, creme de manteiga ou chantilly com morangos, polvilhados com açúcar de confeiteiro. Bate-se a manteiga e o açúcar até a mistura ficar espumosa e, em seguida, acrescentam-se os ovos e a farinha.
O pão de ló genovês é mais firme e, por isso, pode ser recoberto, sem medo que achate. Faz-se em fogo baixo, com manteiga derretida e os ingredientes batidos juntos.
Em primeiro lugar, se preparam as fôrmas e se aquece o forno. Peneira-se a farinha. Batem-se bem os ingredientes para que a massa fique espumosa e fina. Assa-se pelo tempo indicado e se prova, pressio­ nando com o dedo: a superfície voltará à posição original.
USA-SE O PÃO DE LÓ VITÓRIA PARA: bolos recheados e tortas.

USA-SE O PÃO DE LÓ GENOVÊS PARA:
variados tipos de bolos • bolos suíços • petits fours • rocamboles.

Os ingredientes devem estar à temperatura ambiente. Cubra a base das fôrmas com papel vegetal e unte o papel e as laterais da fôrma com um pouco de óleo ou manteiga derretida. O forno deve ser preaquecido a 180°C. Num recipiente hermético, o pão de ló não decorado pode durar até cinco dias.
PÃO DE LÓ VITÓRIA
1. Coloque a manteiga ou margarina amolecida em uma tigela grande e acrescente o açúcar. Bata com uma colher de pau até que a mistura fique fina e espumosa.
2. Quebre sempre os ovos separadamente para verificar se estão frescos. Acrescente­ os, um a um, à mistura de manteiga e açúcar e bata-os energicamente com uma colher de pau.
3. peneire a farinha para eliminar os grumos e arejá-Ia. Faça-o por duas vezes: a primeira numa tigela à parte e a segunda sobre a mis-tura já batida. Mexa delicadamente.
AROMA E CORANTES

Acrescente à mistura do pão de ló um destes ingredientes: casca ralada e suco de laranja ou limão; essência de café.
Para fazer um pão de ló de cho-colate, veja a página seguinte. Para dar sabor ao creme de manteiga e outros recheios ou coberturas, use os aromas citados e chocolate em pó, essência de menta, conhaque, rum, essência de baunilha ou de amêndoas.
Para colorir o creme de man-teiga, use corantes alimentares líquidos, mas em pouca quantidade, já que algumas gotas dão uma cor bastante intensa.
4. Divida a mistura entre as duas fôrmas já preparadas e espalhe a superfície com uma espátula. Asse durante uns 20 minutos, até que fique dourada, macia e esponjosa ao tato.
5. Deixe os pães de ló esfriarem nas fôrmas durante alguns minu-tos, desenforme-os e coloque-os numa grade metálica. Antes de decorá-los, deixe-os esfriar com-pletamente.
hit counter
Categorias


Home Preserving 400 Delicious and Creative Recipes

- free download -