Trufas tentadoras
Ainda que o destino das trufas seja sempre o mesmo, acabar se derretendo na boca, como um delicioso manjar , sua aparência pode variar de acordo com a forma e a cobertura dadas. Claro que o verdadeiro prazer está em comê-las.
O QUE É PRECISO
400 gr de chocolate para derreter
faca afiada e tábua de cortar
200 ml de creme de leite
tigela refratária e panela pequena
colher de madeira
Sabor: conhaque, uísque
ou rum
Coberturas: cacau, chocolate granulado, noz picada ou coco ralado
saco de confeitar com bico liso grande
fôrma e papel manteiga
Todo amante de chocolate tem suas preferências quando se trata de trufas. Alguns gostam delas fortes e aIllargas, enquanto outros as preferem mais doces e suaves, com sabor de café, gengibre ou, inclusive, com um licor. E tem também as coberturas: podem ser lisas ou levar nozes ou coco. Fazendo-as você mesma, poderá dar-lhes a textura que quiser e acrescentar a decoração que preferir.

O chocolate pode ser difícil de manusear, dependendo do tipo utilizado, do que vai fazer com ele e da temperatura ambiente. As trufas não precisam de utensílios especiais, nem mesmo um termômetro, mas você não pode esquentar muito o chocolate, nem tampar a panela onde ele está derretendo, porque o vapor o converterá em uma massa sólida.

As TRUFAS SÃO USADAS: para servir após o jantar • para presentear.
CHOCOLATE
Os confeiteiros profissionais empregam chocolate amargo ou chocolate próprio para derreter. Este, aliás, é o chocolate ideal para fazer trufas, apesar de que outros tipos também se prestam bem. O chocolate pode ser amargo, meioamargo ou negro e, às vezes, com sabor de baunilha. Contém manteiga de cacau e, quanto maior quantidade de manteiga de cacau, melhor será o chocolate. Verifique sua porcentagem e escolha o que tiver teor mais alto de. manteiga. Pode também levar leite, açúcar e, às vezes, um aromatizante e é classificado de acordo com os ingredientes que o compõem: o amargo não leva açúcar, o chocolate para derreter é um pouco açucarado e o com leite é mais doce.
O método ensinado abaixo consiste em derramar creme de leite fervente sobre raspas de chocolate que e derretem com o calor, acrescentando-lhe um sabor. Em seguida, passa-se o chocolate pelo saco de confeitar e se formam bolinhas que podem ser recobertas a gosto. Guarde as trufas em local fresco por até quatro dias.
1. Raspe bem o chocolate com uma faca afiada ou rale se for muito duro. Ferva o creme de leite em uma panela pequena. Derrame o creme de leite fervente sobre o chocolate.
2. Misture as raspas de chocolate e o creme de leite quente com uma colher de madeira. O chocolate vai derreter e se misturar com o creme de leite, transformando-se em uma massa espessa e lisa.
3. Acrescente um sabor: um pouco de baunilha ou uma bebida como conhaque ou rum. Misture bem o chocolate e deixe-o esfriar durante alguns minutos até que fique espesso.
4. Coloque um bico liso no saco de confeitar e encha-o com o chocolate derretido. Forme bolinhas e coloque-as na fôrma, sobre o papel-manteiga.
5. As trufas também podem ser feitas com as mãos, modelando-as entre as palmas. Faça-as do tamanho de uma noz.
TOQUE FINAL
Recubra as trufas com coco ralado, amêndoas raladas, chocolate em pó ou granulado.
hit counter
Categorias


Home Preserving 400 Delicious and Creative Recipes

- free download -