Como fazer papel machê
O papel machê pode adotar muitas formas e cores para esconder suas humildes origens: materiais tão simples como jornais velhos, cola e tinta.


O QUE É PRECISO
VASELINA
PRATO OU TIGELA COMO MOLDE
JORNAIS - COLA PVA
TESOURA - LÁPIS
LIXA FINA DE PAPEL - TINTA BASE DE ARTESANATO BRANCA
VERNIZ TRANSPARENTE
O melhor dos anos de colégio e aquelas figuras empapadas que acabavam sendo utilizadas como brinquedos. Esta arte percorreu um longo caminho desde então e, agora, pode-se criar muitos objetos com papel machê.
Aqui, ensinamos como fazer um prato ou tigela com camadas de tiras de papel embebidas em cola. Graças às colas e vernizes modernos, os objetos feitos com esta técnica são duráveis e podem ser pintados e decorados de múltiplas formas. Pode-se escolher um desenho vistoso e ousado ou um efeito requintado. Com prática, pode-se usar até folhas de ouro; senão, é melhor trabalhar com papel metalizado dourado.

COM PAPEL MACHÊ, FAZ-SE: tigelas e pratos • porta guardanapos • bonecas e brinquedos • bijuterias •candelabros • molduras • jarros.
O papel machê é trabalhado, em camadas, sobre um molde coberto de vaselina para que a primeira camada não fique gruda-da. Para levar em conta o número de camadas, use jornais de cores diferentes. Depois de seco o papel machê, decore a peça e sele com verniz transparente.
1- Passe com os dedos uma ca-mada uniforme não muito grossa de vaselina, pelo interior do prato, para evitar que o papel machê fique grudado. Dilua a cola (uma parte de água para duas de cola) e mexa até misturar completamente.
2- Corte tiras de papel de uns 30 cm de comprimento.
Mantenha uma tira na palma da mão e estenda a cola por cima. Comece por um lado do prato e vá colocando as tiras paralelamente, sobrepondo uns 6 mm e apertando bem forte.
3- Acrescente uma segunda camada de tiras de papel de outra cor, dispostas em sentido perpen-dicular às primeiras. Repita o processo até ter cinco ou seis camadas, cada uma perpendicu-lar à anterior. Seque por no míni-mo cinco horas.
5- Pegue uma tira de 30 cm
por 1cm de largura e cubra-a
com cola. Coloque uma
extremidade sobre a borda,
dobre-a até embaixo, por cima
da. borda e rasgue a tira.
Continue recobrindo a borda,
sobrepondo os lados dos pedaços
rasgados. Deixe secar. Dê acabamento
com a lixa de papel. Aplique duas camadas
de tinta. Decore depois de seco.
4- Quando estiver completamente seco, coloque o prato com a boca para baixo e com um lápis desenhe o contorno do prato sobre o papel machê. Separe o papel machê do prato e, com um trapo, retire o excesso de vaselina. Para comple-tar a peça de papel machê, corte bem sobre a linha traçada com lápis, para que a borda fique bem nítida.
hit counter
Categorias


Riscos para papel Vegetal