Patchwork costurado à mão
PARA UNIR AS PARTES
Para unir as várias partes (veja etapa 6), dê cerca de 16-18 pontos para cada 2,5 cm. Ao costurar, tome cuidado para não prender o papel.
5- Dobre a barra de tecido sobre o molde e continue alinhavando, cuidando para que os cantos fiquem bem dobrados. Dê um ponto a mais para prender os cantos dobrados e, alinhavado o último lado, deixe uma ponta de linha solta.
Retire os alfinetes. Faça o mesmo com todos os retalhos do motivo de estrela.
6- Tome dois losangos e junte dois dos lados de modo que as bordas coincidam perfeitamente. Enfie a linha da cor adequada na agulha, dê um nó na ponta da linha, e costure. Tome outra peça e continue costurando do mesmo modo, cuidando sempre para que os cantos coincidam e fiquem bem costurados. Arremate sempre que a linha acabar e recomece com outro fio, alguns pontos atrás, para garantir uma costura forte.
7- Ao completar um bloco, com todas as partes bem costuradas, vire o trabalho deixando o avesso para cima e cuidadosamente remova os alinhavos, sem desalinhar os retalhos. Depois, com cuidado, retire os moldes de papel.
8- Depois de retirar os moldes. sempre pelo avesso do bloco de retalhos, passe a ferro para abrir bem todas as dobras. Não se preocupe com o acabamento das peças cortadas porque o trabalho será forrado e o avesso ficará para dentro.
hit counter
Categorias