Patchwork curvas costurado à mão
O que é preciso
CARTOLINA FINA E PAPEL, ESTILETE, PAPEL-MANTEIGA, DOIS TIPOS DE TECIDO, ESTAMPADO E LISO, TESOURA AFIADA, LINHA PARA COSTURA, AGULHA, ALFINETES E FERRO PARA PASSAR

O patchwork de conchas é feito sobrepondo fileiras de peças em forma de concha. As conchas são cortadas com molde, mas, ao contrário de outros tipos de retalhos costurados à mão em que cada figura é costurada com o molde como reforço, aqui o molde serve apenas como guia para alinhavar curvas perfeitas.
Antes de começar a unir os retalhos, faça um esboço simples do desenho e da seqüência de cores das conchas. Este tipo de concha arredondada fica melhor se feita em tecidos lisos ou de estampa delicada.
A forma de concha, com cantos arredondados, é uma variação encantadora para as tradicionais costuras de retalhos quadrados e triangulares.
USE OS RETALHOS DE CONCHAS PARA:
dosséis de cortina, almofadas.
Em vez de alfinetar as peças antes de costurar, você pode prendê-las com fita crepe, mais fácil de remover.
Pesponte à volta das peças cortadas para que o tecido não desfie. Ao terminar o trabalho, faça uma barra na última fileira de conchas e costure com pontos pequenos e invisíveis. Remova todos os alfinetes e passe o trabalho, pelo avesso, com ferro morno.
1- Copie o molde em cartolina e recorte. Use-o para recortar os demais moldes com o estilete, sobre várias folhas de papel. É necessário um molde de papel para cada peça de tecido.
2- Alfinete o molde de papel sobre o lado direito do tecido. Com uma tesoura afiada, recorte todas as peças de tecido, deixando uma barra de 1cm à volta de cada molde de papel.
3- Dobre a barra por cima da curva da concha. Com linha e agulha de mão alinhave a barra, mas sem costurar o molde de papel. Acabado o alinhavo, remova o papel.
4- Forme uma fileira de peças de retalhos, uma ao lado da outra, presas pelos lados. Forme uma segunda fileira por cima da primei-ra. As partes mais estreitas das conchas da primeira fila devem ficar cobertas. Prenda os retalhos com alfinetes.
5- Alinhave os retalhos, cada um no seu lugar, antes de começar a alinhavar as curvas da segunda fileira de retalhos. Ao costurar a segunda fileira, é importante que a agulha pegue o tecido da fileira debaixo.
6- Continue a fazer as conchinhas e formar fileiras até que o trabalho fique com a largura necessária.
Sendo preciso, use meias con-chas para fazer o arremate dos lados. Quando acabar, corte as partes mais estreitas da fileira superior de conchas.
hit counter
Categorias