Patchwork tradicional
Para este tipo de patchwork, montam-se várias tiras de tecido estampado sobre um quadrado de algodão, que são unidos depois para formar uma variedade de peças.

O que é preciso
um quadrado de 41 x 41 cm, tecido estampado em tons claros tecido estampado em tons escuros, tecido preto, linha de algodão combinando, agulha de costura nº 8.

Os pioneiros norte-americanos utilizavam sobras de tecidos para confeccionar colchas de patchwork. Da mesma forma que antes, também hoje é possível aproveitar os retalhos e pedaços de tecido que se costuma ter em casa.
Este modelo é realizado com tiras que se colocam, com o direito para cima, sobre um quadrado central. Cada tira é costurada individualmente e, uma vez terminado o pesponto, vira-se a tira e passa-se a ferro pelo direito, para ocultar os pontos. Estes quadrados são bem mais rápidos de fazer que os hexagonais, pois não precisam de molde. As tiras tanto costuradas à mão como à máquina.

OS PATCHWORKS SÃO USADOS PARA CONFECCIONAR: acolchoados • almofadas • colchas de cama.

1- Para determinar o centro do quadrado de algodão, dobre-o ao meio por duas vezes.
Corte um quadrado de tecido para o centro de 1O x 1O em e alinhave-o no centro do pedaço de algodão.
2- Corte tiras de 4,5 cm de largura. Corte uma tira de cor clara 6 mm mais larga que o quadrado central. Coloque-a sobre a borda desse quadrado, direito contra direito e pesponte.
3- Uma vez terminado o pesponto, vire a tira, abrindo-a, e passe pelo direito, para ocultar os pontos.
Toque final

O comprimento das tiras deve ir aumentando progressivamente para adaptá-Ias à largura
da tira anterior. Repita a seqüência de tiras claras e escuras até completar o quadrado.
4- Coloque uma segunda tira de tecido claro sobre o quadrado central, direito sobre direito, de forma que sobre-ponha a primeira tira. Costure-a e passe-a pelo direito.
5- Costure da mesma maneira as tiras escuras. Trabalhe ao redor do quadrado, costurando as tiras pela base, direito contra direito.
Os tecidos de algodão, estampados com flores... são ideais para este, trabalho
Os quadrados podem ser
confeccionados com dois ou mais tecidos diferentes, até um total de onze: um para o quadro central, cinco em tons claros e outros cinco em tons escuros. Embora a cor utilizada tradicionalmente para o quadrado central seja o vermelho, pode-se usar qualquer outro tom que combine bem com as tiras.
hit counter
Categorias