Restauração de uma bandeja
O que é preciso
BANDE3JA VELHA - LIXAS MÉDIA- TINTA A ÓLEO FOSCA - (PARA A BASE) - FITA CREPE - pINCEL - COLA DE PAVA - RECIPIENTE PARA MISTURAR - DETERGENTE LÍQUIDO - ESPONJA SINTÉTICA - PANOS LIMPOS OU PAPEL ABSORVENTE - ÁLCOOL METÍLICO - TINTAS AZUL-ESCURA E DOURADA - VERNIZ DE POLIURETANO
Com a técnica do mármore flutuante pode-se transformar uma velhya bandeja em objeto decorativo. Este efeito fantasia é ideal para objetos pequenos e planos, como bandejas, e oferece um acabamento muito colorido.
Com esta bandeja, crie uma novidade para a hora do chá ou dos aperitivos. Escolha cores que combinem com seu aparelho de chá e dê vida nova àquela bandeja velha e sem uso. A grande vantagem deste tipo de acabamento é que você pode usar as cores que quiser, mais fortes ou mais discretas. Não é caro e não exige nenhum equipamento especial, como é aplicado a pequenas superfície, é um acabamento que você pode refazer facilmente, se não ficar satisfeito com o resulatdo. Não esqueça que você tem de trabalhar sobre superficies na horizontal, até que as tintas estejam completamente secas.

como fazer a restauração

Cria-se o mármore flutuante aplicando-se uma demão de tinta à base de água sobre uma demão de tinta fosca (veja Pintura: técnicas, Acabamentos especiais, págs. 15-16). Para criar o efeito mostrado aqui, foram utilizadas as cores terra-âmbar queimada e azul-ultramar.

Truques

Para este acabamento, pode usar um verniz brilhante. Aplique duas camadas, deixando secar entre uma e outra. O resultado será polido e brilhante. Se quiser, pode optar por um verniz fosco.

1 Prepare a bandeja para a primeira demão, lixando-a com a lixa média e, depois, com a lixa fina. Se a bandeja for de madeira ou de compensado, lixe sempre no sentido da fibra.

2 Aplique a primeira demão de tinta-base em toda a bandeja. Aqui usamos tinta cor terra-âmbar queimada. Deixe secar completamente.

3 Prepare a segunda tinta misturando duas colheres de cola de PV A em 300 ml de água. resto de cola PVA com.água. Despeje algumas gotas de líquido de veladura.

4 Em um recipiente, acrescente um pouco desta mistura a duas colheres de sopa de pigmento em pó e mexa até dissolver todos os grumos. Acrescente esta mistura ao

5 Cubra com fita crepe todas as áreas que não serão revesti das com o mármore flutuante. Aplique a segunda tinta sobre a tinta-base. Rapidamente, bata com a esponja sobre a tinta, para apagar as marcas de pincel (A). Se a esponja ficar molhada demais, aperte-a em um pano limpo ou em papel absorvente.

6 Borrife o álcool metílico sobre a segunda tinta ainda molhada (B). Borrife água, sem exagerar, para não destruir o efeito da marmorização. Deixe secar.

7 Remova a fita crepe. Cubra a parte marmorizada e pinte os lados. Deixe secar. Pinte o exterior e a borda de dourado (C).

8 Passe uma demão de verniz sobre as partes douradas para impedir que descasquem e deixe secar. Aplique uma ou duas demãos de verniz incolor de poliuretano.

A. Com a esponja, elimine as manchas de pincel.
B. Com um pincel pequeno, salpique a veladura com álcool metilico.  
 
C. Mascare o mármore e pinte os lados e as bordas da bandeja.

 
hit counter
Categorias