Como reestofar uma cadeira
Nada melhor do que repor o recheio de um estofado para devolver vida a uma cadeira velha e abandonada. A técnica de tapeçaria mostrada aqui pode ser utilizada em cadeiras compostas de uma armação de madeira e um assento ajustável de tecido, acolchoado e sem molas.
O que é preciso
FOLHA DE LIXA MÉDIA, ARMÁRIO VELHO
TINTA ACRÍLICA FOSCA EM DUAS CORES CLARAS E UMA MAIS ESCURA
PINCÉIS
CERA INCOLOR PARA MÓVEIS
VERNIZ (OPCIONAL), TINTA DOURADA E
FOLHA DE OURO, FITA CREPE


A
contece, com freqüência, de as cadeiras estofadas acabarem no lixo por terem o assento estragado, quando ainda têm conserto. Também é possível se comprar cadeiras com estas características por pouco dinheiro e restaurá-Ias. No caso de consertar um conjunto de cadeiras velhas, convém restaurá-las todas de uma vez. O primeiro passo. é o que os tapeceiros chamam de "arrancar" o assento velho.
Para facilitar o trabalho, vale a pena investir em algumas ferramentas especiais, como, por exemplo, um tira-pregos. O tensor de tiras, assim como o torçal, a tira, o crepe de algodão, o saco de aniagem e o enchimento de fibra vegetal podem ser encontrados em lojas de artesanato e de artigos para tapeçaria.
ESTA TÉCNICA SE USA: em cadeiras de assento acolchoado e sem molas.
1. Prenda a tira no mesmo lado da armação em que estava origi-nalmente (neste caso, na parte inferior) e use tiras da mesma largura. Coloque a ponta sobre a trava e prenda-a com três pregos.
2. Dobre a tira para trás, de modo que o direito fique para cima. Vire-a . sobre ela mesma e prenda-a com dois pregos. Distribua os pregos de maneira que não atinjam os de baixo.
3. Com uma ponta da tira presa na armação da cadeira, passe uma laçada da tira pela abertura do tensor .
Introduza o passador de madeira e puxe até a tira ficar bem esticada.
4. Para tensionar a tira, faça uma alavanca para baixo com o tensor (se a tira estiver bem tensa, deve "zumbir" ao lhe dar golpes). Prenda-a com três pregos.
5. Dobre a tira para trás e prenda-a com outros dois pregos. Cubra toda a largura da armação e prossiga no lado oposto, entrelaçando as tiras para formar um tecido trançado.
6. Recorte os possíveis excessos de tira com uma tesoura afiada. Assegure-se de que todas as tiras estejam bem esticadas e de que não sobressaia a cabeça de nenhum prego.

Um tensor facilita o trabalho de esticar as tiras através da armação e garante uma tensão suficiente para suportar o peso de uma pessoa.

hit counter
Categorias