Petit point e ponto de tapeçaria
PETIT POINT VERTICAL E OBLÍQUO
1- VERTICAL
Para fazer uma carreira vertical, traga o fio por A. ponha a agulha em B. passe a lã por baixo de dois fios horizontais e retire de novo por baixo de A.
2- DIAGONAL ESQUERDA
Ao bordar uma carreira oblíqua descendente para a esquerda, os pontos formam uma linha reta, ideal para perfilar. Passe a agulha em diagonal por baixo de duas intercessões verticais.
3- DIAGONAL DIREITA
Uma carreira oblíqua descendentes para a direita forma uma linha denteada em que os pontos não se tocam. Para parecerem unidos, passe um fio de lã por baixo da carreira finalizada.
UM ACABAMENTO NÍTIDO
1-DIREITO
Para que a textura fique lisa, mantenha a mesma tensão: não puxe e nem deixe o fio de lã frouxo.

2-  AVESSO
O avesso da tela ficará coberto por pontos em diagonal, cada um cruzando os fios verticais.   
PONTO DE TAPAÇARIA
1- Dê um ponto através de dois fios abaixo e um à esquerda, traga de novo a agulha exatamente à direita do início do primeiro ponto.
2- Faça uma carreira de pontos através da tela repetindo a etapa 1 quantas vezes for necessário.
3- Passe a agulha quatro fios abaixo do último ponto e faça outra carreira, inserindo a agulha de modo que a segunda carreira fique sobreposta à primeira por um fio de tela.
ACABAMENTO

Depois de finalizado o trabalho, verifique se todos os fios de lã. estão arrematados de forma nitida, no avesso do trabalho. Solte o trabalho do bastidor descosturando com cuidado as bordas presas às barras.
Retire a fita de algodão das bordas. Sobre uma toalha limpa, coloque na tábua de passar o trabalho com o lado direito para baixo e passe a ferro, na temperatura indicada para lã e com um pano úmido por cima. A umidade do pano corrige qualquer distorção do trabalho.
FERRAMENTAS
AGULHA E FIO
Em lugar de uma agulha afiada, que pode partir os fios, use uma agulha sem ponta, chamada agulha de tapeçaria. Os tamanhos vão do 13 ao 24, e deve-se escolher de forma que a agulha deslize suavemente pela trama da tela.
O fio mais usado é o de lã,
a lã Gobelin de torção frouxa para tapeçaria, o fio
retorcido persa... Também existe algodão para bordar,
muliné, monofilamentos misturados com outros fios, etc.
 
 
 
 
O motivo de uvas
que enfeita este porta
óculos foi bordado em
petit point, sobre um fundo
de ponto de tapeçaria
vertical, ao invés
do inclinado.
 
hit counter
Categorias