Pontos compostos
O que é preciso

TALAGARÇA SIMPLES OU DUPLA, AGULHA DE TAPEÇARIA, LÃ DE TAPEÇARIA, TESOURA, MOLDURA PARA BORDAR.




Os pontos de tapeçaria compos-tos são formados pela combi-nação de dois ou mais pontos de tapeçaria simples. Por exemplo, o ponto Brighton é composto de blocos de pontos lisos oblíquos, separados por pequenos pontos de cruz retos.
Este tipo de ponto costuma ser executado em duas ou mais cores, para ressaltar o efeito decorativo. Alguns desses, como o ponto de almofada em ângulos cruzados, têm uma textura considerável e contrastam bem com os pontos lisos.
Alguns pontos compostos, como o modelo em perspectiva, são complicados de fazer, sendo necessário verificar com freqüência a direção dos diferentes blocos de pontos, enquanto trabalha. Outros, como o ponto de quadrilha, são menos complexos. Você pode experimentar com diferentes tipos de linha e diversas combinações de cores, para criar um efeito especial, combinando fios de tapeçaria foscos com algodão perlê ou molinê brilhante, por exemplo.

OS PONTOS COMPOSTOS SÃO USADOS: em bordado livre.
PONTO ALMOFADA

É usado nos dois tipos de talagarça para cobrir fundos e figuras de qualquer tamanho. Proporciona uma superfície bastante semelhan-te a de um brocado entrelaçado, principalmente se for feito com linha brilhante
.
1- Comece formando blocos de cinco pontos oblíquos sobre um, dois, três. dois e um fios horizontais e verticais, inclinando todos os pontos na mesma direção e deixando um espaço de um fio ao redor de cada bloco.
2- Faça uma borda em pontos pequenos ao redor de cada bloco, com a mesma linha e inclinando os pontos na mesma direção, ou também blocos de pontos oblíquos juntos, sem a borda de pontos pequenos.
PONTO ESCOCÊS

Este ponto forma um desenho regular de blocos quadrados. É feito em talagarça simples ou dupla, como o ponto de almofada, só que em duas cores contrastantes.

Forme blocos de cinco pontos oblíquos sobre um, dois, três, dois e um fios verticais e horizontais, inclinando-os na mesma direção e deixando um espaço de um fio ao redor de cada bloco. Depois, com uma cor contrastante, faça uma borda de pontos pequenos ao redor de cada bloco, inclinando-os na mesma direção.
PONTO ALMOFADA COM ÂNGULO CRUZADOS

Variante do ponto de almofada, sobre talagarça simples. Fica muito bem com algodão molinê. Use-o para cobrir fundos e superfícies extensas.

Faça sete pontos oblíquos escalo-nados sobre um quadrado de quatro fios e, depois, quatro pontos oblíquos sobre meio bloco. Dispo-nha os blocos tal como aparece na foto, ou alterne-os de forma que os cantos com pontos por cima formem um losango.
PONTO ESCOCÊS
Feito em duas cores de lã de tapeçaria sobre talagarça simples, forma um vistoso desenho geométrico, mas fica bem melhor se bordado em pequena escala com um algodão fino ou um fio de linho.
1- Comece formando blocos de cinco pontos lisos oblíquos escalo-nados, dispondo os blocos enfilei-rados e alternando a direção dos pontos.


2- Uma vez executados os blocos suficientes para cobrir a superfície, faça um pequeno ponto de cruz reto nos espaços vazios entre blocos de pontos oblíquos.
hit counter
Categorias