Pontos oblíquos
O que é preciso

TALAGARÇA SIMPLES
OU DUPLA - LINHA
AGULHA PARA TAPEÇARIA
TESPURA - MOLDURA
TACHINHAS

É preciso uma agulha sem ponta e do tamanho adequado para este bordado em talagarça. Existem desde a de nº 26, a mais fina, até a de nº 14, a mais grossa. Uma agulha muito fina desgastará a linha e uma muito grossa estragará o tecido.
A talagarça pode ser de fio simples ou duplo. Este último, mais prático,  pode ser normal ou entrelaçado. A talagarça de boa qualidade não tem nós nem na trama nem na urdidura.
Podem ser empregados diversos tipos de fios. O algodão perolado tem um brilho que realça o sentido dos pontos e pode dar ao fundo a aparência de um brocado.
É preferível usar uma moldura no lugar de um bastidor, pois este pode deformar a talagarça. Quando os trabalhos forem muito grandes, é aconselhável usar uma moldura ajustável especial para talagarça, ou uma moldura de quadro.
Os pontos oblíquos, que aparecem a seguir, são indicado, para cobrir superfícies grandes e para fundos. O fio da talagarça deve ficar reto e paralelo às bordas da moldura.
BIZANTINO

O ponto bizantino é grande e fácil de fazer em talagarça simples.

Este ponto é trabalhado em fileiras oblíquas. de cima para baixo e da esquerda para a direita. Forme grupos de cinco pontos oblíquos, dispostos em degraus do mesmo tamanho, pegando quatro fios verticais e quatro fios horizontais. Os espaços deixados nas bordas são preenchidos com pontos oblíquos menores.
DE CETIM ENVIESADO

Trabalhe em talagarça simples ou dupla, para preencher figuras grandes e pequenas. Dispondo os pontos em fileiras contíguas, bordadas em sentido contrário, você pode criar a ilusão de luz e sombra.

Forme fileiras verticais, bordando, alternadamente, para cima e para baixo, pegando dois fios verticais e dois horizontais. Os vazios das pontas das fileiras são preenchidos com pontos oblíquos mais curtos.
MOURISCO

Use este ponto em talagarça sim-ples ou dupla e com duas tonali-dades de linha.

Forme fileiras escalonadas de pontos oblíquos de cima para baixo e da esquerda para a direita, pegando sucessivamente um, dois, três e dois fios verticais e horizon-tais. Depois, faça fileiras de pontos oblíquos sobre um só fio, seguindo o contorno escalo nado das primeiras.
ENVIESADO

Este ponto é usado em talagarça simples e em vários tons da mes-ma cor, para criar um efeito de riscas diagonais.

Forme grupos de pontos, pegando sucessivamente dois, três, quatro e três fios verticais e horizontais e repita a seqüência para formar uma fileira escalo nada de cima à esquerda e para baixo à direita. Cada fileira deve encaixar nos degraus da anterior.
JACQUARD

Use em talagarça simples ou dupla e com duas cores ou dois tipos de linha.

Trabalhe uma fileira de seis pontos na altura e seis na largura, pegando dois fios verticais e dois horizontais. Depois, faça uma fileira de pontos oblíquos sobre um só fio, seguindo o contorno escalonado. Alterne os dois tipos de fileiras, de cima à esquerda e para baixo à direita.
hit counter
Categorias