O abc da pintura em tecido

Algumas das técnicas mais importantes

TÉCNICA "PINCEL" OU TRADIONAL
É realizado com pincel cujo tipo de cerdas dependerá do tecido escolhido. Partindo de uma cor de base à que, ainda úmida, agrega-se uma cor mais clara ou mais escura, no caso de que se trata de luzes ou de sombra. Deve-se trabalhar com pequenos movimentos circulares do pincel e esfumando nas áreas determinadas.



TÉCNICA IMITAÇÃO BORDADO RICHELIEU
Pode ser realizado de duas maneiras.
Com molde vazado ou com aplicador: Prepara-se o molde vazado com um desenho especial para Richelieu e estampa-se com tinta comum ou de relevo. Depois do estampado recortam-se as áreas correspondentes que ficarão unidas pelos festões. Com aplicador e tinta para relevo em bisnaga, coloca-se diretamente marcando todas as bordas do desenho, e depois se realiza o recorte do tecido.

TÉCNICA PORCELANIZADA
Caracteriza -se por ter o fundo pintado com alguma cor predominante no desenho, que pode estar matizada com outras cores Nesta técnica é fundamental o uso da cor branca, que é o que definirá o volume e a luminosidade da pintura. Esta técnica pode ,ser aplicada a tecidos comuns ou transparentes.


 

• NA TÉCNICA PORCELANIZADA É CONVENIENTE TER À MÃO UM RECIPIENTE COM ÁGUA LIMPA E PAPEL ABSORVENTE PARA RETIRAR O EXCEDENTE DE ÁGUA OU TINTA.
• É IMPORTANTE FIXARA TINTA PASSANDO O TECIDO PELO AVESSO, COBERTO
COM UM PAPEL BRANCO OU UM PANO PARA PROTEGÊ-LO.


Seda: Truques e segredos




Manter a natural distinção da seda requer prestar atenção a poucos embora fundamentais requisitos.
Os bons trabalhos se conseguem respeitando até os mínimos detalhes.

Estiramento do tecido em bastidor com percevejos Passos a seguir:
1- Fixar a seda com percevejos em um dos lados do bastidor.
2- Fazer a mesma coisa com o lado perpendicular ao primeiro. Completar os quatro lados.
Para conseguir um estiramento perfeito, procurar que os percevejos estejam à mesma distância um do outro.



ANTES DE USAR NOVAMENTE OS PERCEVEJOS. TENHA O CUIDADO DE VER SE NÃO TÊM RESTOS DE TINTA PARA NÃO SUJARA SEDA NOVA. PARA LIMPÁ-LOS, BASTA SUBMERGI-LOS EM UMA SOLUÇÃO DE ÁGUA E ÁLCOOL.


Como guardar a seda antes de pintar.

Aconselhamos enrolar e guardar em tubos de papelão. Desta maneira evitará que se dobre e que de formem rugas que enfraquecem os filamentos e provoquem rugas permanentes.
Não se deve enrolar em plásticos já que as fibras naturais de ressecam e deterioram.
O plástico não permite que respirem.

Fórmula exata
 
QUANDO SE MISTURAM AS TINTAS OU ADICIONA ÁGUA. DEVERÁ ANOTAR SEMPRE A MEDIDA DE CADA UMA DELAS PARA PODER PREPARAR, SE NECESSITAR MAIS QUANTIDADE EM PROPORÇÕES EXATAS.


Decalque do desenho:

Para decalcar o desenho, deverá colocá-lo atrás do bastidor que tem a seda estirada, fixá-lo com alguns pedacinhos de fita crepe e transferir o desenho com uma caneta fantasma. A tinta deste marcador desaparece em algumas horas, e se deseja apagar no momento, só terá que passar água.

hit counter
Categorias