O abc da pintura em tecido
A seda, atenções especiais
A COR BRANCA EM AQUARELAS PARA SEDA.
Pode ser adquirida no comércio, porém não é muito utilizada porque a própria seda dá luminosidade. Esta tonalidade é útil para corrigir erros, mas deve ser tido em conta que perderá a sua transparência, que é o maior encanto da pintura em seda.

Diferentes efeitos com o sal

De acordo à grossura do sal que utilizamos, podemos conseguir diferentes efeitos.



sal pode ser fino ou grosso (utilizadas para cozinhar). Em algumas livrarias artísticas podem se conseguir sal especial para técnicas em seda.

Outros métodos de reserva para pintar
Além dos já mencionados, podem se utilizar também outros elementos para pintar em seda.

Reserva com cera: aplica-se com pincel e permite cobrir grandes áreas. Dá uma proporção diferente ao desenho, especialmente se deseja realizar superposição de cores
Bastidores de bordado
Os bastidores que
são utilizados
para bordar
também
podem servir
para estirar
a seda e
depois
pintar.
O único
inconveniente é
que não venham
em tamanhos grandes.


Como fazer extensões quando o tecido é menor do que o bastidor.

Quando isso acontece podemos fazer extensões com tiras de tecido, que sustentaremos na seda com alfinetes e no bastidor, com percevejos. é uma forma de não ter que comprar bastidores de todos os tamanhos.

Reserva com cera de abelha:
é um material de reserva, mais elástico e flexível, e não se quebra.
Reserva com parafina:
é frágil e se quebra com facilidade. Serve para realizar o falso Batik.
Problemas com a guta
• QUE NÃO DESLIZE BEM POR ESTAR ESPESSA.
• QUE AS LINHAS ESTEJAM QUEBRADAS E NÃO CUMPRA A SUA FINALIDADE.
• QUE AS LINHAS SEJAM MUITO FININHAS E NÃO SIRVAM DE BARREIRA PARA CONTER A TINTA.
• QUE SEJA MUITO LÍQUIDA E OCORRAM VAZAMENTOS.
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