Cortinas sem forro
4 - Para juntar o tecido com uma costura plana dupla, recorte uma das margens a 2 cm e a outra, que deve ficar mais estreita, a 3 mm.
5 - Dobre e passe o lado maior por cima do menor para que o de cima cubra o mais estreito. Costure junto à dobra e passe.
6 - Para fazer a bainha lateral, dobre e passe 6 mm para o avesso e, em seguida, outros 12 mm. Prenda com alfinetes, alinhave e costure à máquina.
7 - Na parte superior da cortina, faça uma dobra de 5 cm. Acerte os cantos, para eliminar o excesso de tecido. Prenda com alfinetes. Corte um pedaço de tira para franzir da largura da cortina mais 5 cm.
8 - Com a tira para franzir estendida sobre a borda superior da cortina, deixe 2,5 cm em cada extremidade da mesma, com os cordões soltos de ambos os lados. Prenda com alfinetes, cobrindo os cantos.
9 - Costure a tira de franzir à maquina, junto à margem superior. Repita do outro lado, trabalhando na mesma direção. Amarre os cordões soltos na parte que será o centro das cortinas.
10 - Puxe os cordões desde a outra extremidade da tira até que a cortina fique na medida necessária. Reparta o franzido e prenda as extremidades do cordão, amarrando-as. 11 - Pregue os ganchos de cortina nos vãos da tira, a intervalos regulares. Não convém espaçá-los muito ou as cortinas não terão bom caimento
12 - Calcule uns 15 cm na parte inferior das cortinas para fazer uma barra dupla. Prenda-a com alfinetes, alinhave e pendure por uns dias para que as cortinas estiquem. 13 - Despendure as cortinas para terminar a bainha.
Costure-a à mão com ponto de bainha e retire o alinhavo. Passe com o ferro morno.
TIRAS PARA FRANZIR

Pregueado clássico: requer uma medida de cortina
de 2 ¼ a 2 ½ vezes o comprimento do trilho.

Pregueando cartucho: precisa de uma medida de cortina de 2 vezes o comprimento do trilho.
Truques
Alinhave o canto inferior e pendure as cortinas durante um ou dois dias, para deixar que o tecido estique bem. Ajuste o comprimento e faça a barra à mão.
Toque final
Se quiser usar braçadeiras com cortinas sem forro, não devem ser muito formais nem demasiado grandes. Pode fazê-las com um retalho de tecido ou com uma fita
hit counter
Categorias