Tapete de retalhos trançados - tapete melancia
A técnica de fazer tapetes trançando tiras de tecido é muito antiga e surgiu como forma de aproveitar sobras de tecido.


O que é preciso:
CLIPES GRANDES DE METAL OU ALFINETES DE SEGURANÇA, TIRAS DE TECIDO, LINHA DE COSTURA (DE ACORDO COM AS CORES DOS TECIDOS),
AGULHA GRANDE,
TESOURA DE COSTURA,
TECIDO PARA FORRO (MORIM), LINHA DE SEDA PARA BORDADO.
É sempre agradável ver um desses tapetes de retalhos coloridos. Há várias técnicas para tecêlos, mas os mais simples são os tapetes trançados. Basta trançar longas tiras de tecido, enrolá -las em forma circular ou oval e costurá-las. Os tapetes trançados são baratos e muito bonitos, não é preciso nenhum material nem ferramenta cara: você só precisa de retalhos de tecido. Podem ser feitos com praticamente qualquer tipo de tecido, embora o algodão seja o mais indicado. Deve-se usar em todo o tapete tecidos que tenham a mesma espessura, para evitar que o tapete fique irregular. É difícil calcular a quantidade de tecido necessária mas, em média, é preciso 1 m2 de tecido para tecer um tapete redondo de 40 cm de diâmetro
1 - Tome 3 tiras de tecido e prenda as pontas com um dos clipes. Pendure o clipe em um ponto fixo (por exemplo, na maçaneta da porta). Trance as tiras, dobrando os lados do tecido para dentro. No fim, dobre as pontas do tecido e costure para prender; faça o mesmo na outra ponta, depois de remover o clipe.
2 - Faça as tranças necessárias de cada cor. Emende as tranças da mesma cor, ponta com ponta. Passe para o avesso todas as pontas soltas de tecido. Para fazer o centro do tapete, enrole uma das pontas da trança e costure, sempre do mesmo lado. Para um tapete oval, faça a curva central com o comprimento ligeiramente maior que a largura.
3 - Costure as tranças, enrolando-as sempre do mesmo lado e girando o tapete. Cuidado para que os pontos e as pontas soltas de tecido fiquem sempre no avesso. Para mudar de cor, basta emendar as tranças de cores diferentes:
4 - Ponha o tapete sobre uma folha grande de papel e risque o contorno. Acrescente 1,5 cm de barra e recorte seu molde. Passe este molde para o tecido de forro e corte. Alfinete o forro ao avesso do tapete e costure. ao longo da borda, dobrando a barra para dentro.
 
hit counter
Categorias