Tricô para principiantes
Antes de um ponto tricô. Passar simplesmente o fio de trás para a frente, sobre a agulha direita. Em seguida introduzir a agulha direita no ponto seguinte e tricotá-lo em tricô; a laçada é formada quando deixar cair o ponto da agulha esquerda.
DEPOIS DE UM PONTO TRICÔ

Antes de um ponto meia. Passar o fio da frente para trás. debaixo da agulha direita; trazê-lo novamente para a frente, por cima desta agulha e passá-lo novamente para trás, por baixo (ou seja, uma volta completa). Tricotar o ponto seguinte em meia da maneira habitual.
Antes de um ponto tricô. Passar o fio da frente para trás, debaixo da agulha direita e trazê-lo para a frente, por cima desta agulha. Tricotar o ponto seguinte em tricô. A laçada é formada quando deixar cair o ponto da agulha esquerda.
LAÇADA DUPLA OU MÚLTIPLA

Para fazer uma laçada dupla (ou tripla. etc.), enrola-se o fio uma ou mais vezes suplementares em volta da agulha direita, no mesmo sentido que para uma laçada simples.
NOTA - Esta expressão é raramente usada; habitualmente nas explicações de um ponto ou na receita de um modelo mencionam-se: duas laçadas. três laçadas. etc. . . .
JUNÇÃO
Quando se começa um novelo porque o anterior está terminado, é preciso reunir estes dois fios interrompidos. Adotamos o termo junção, preferindo-o a ligação, deixando a este último seu sentido técnico.
JUNÇÃO DE DOIS FIOS DE LÃ

Em princípio, a junção de dois fios de lã deve ser escondida na borda e, conseqüentemente, ser feita na extremidade de uma carreira, mas pode acontecer, por razões de economia, que seja obrigada a começar um novo novelo durante uma carreira. Em todo caso, de modo algum estes fios poderiam ser amarrados, mesmo que seja com um nó de tecelão, como numa trama. Pelo contrário, cada um deles (o do novelo e o do trabalho) serão divididos, e dois dos seus fios serão reunidos para formar um só, com a mesma espessura que a do fio primitivo. Com o fio obtido, tricotar alguns pontos, deixando soltos os dois fios livres no avesso do trabalho. Depois de acabar o trabalho, eles serão passados em um ou dois pontos, com uma agulha de tapeçaria, para rematálos. Nunca cortá-los rentes, porque eles apareceriam no direito do trabalho.
hit counter
Categorias