Tricô para principiantes
CARREIRA
a que chamamos de "carreira" representa os pontos reunidos numa só agulha. No tricô circular, a carreira é chamada de "volta".
ALONGAR
Alongar um ponto é enrolar o fio várias vezes em volta da agulha direita, antes de introduzi-la no ponto que vai ser tricotado. Na carreira seguinte, o comprimento duplo ou triplo do fio enrolado alongará o ponto na mesma proporção.
ÂNGULO TRICOTADO NO MESMO SENTIDO
Neste canto em ponto tricô (ou em qualquer outro ponto diferente daquele usado para o fundo), limita-se a calcular (com uma amostra, se for necessário) a altura da tira horizontal que deve ser idêntica à largura da tira vertical. Em ponto tricô, isso é obtido tricotando para a tira vertical um numero de pontos igual ao número de barras da tira horizontal.
ÂNGULO COM DIAGONAL EM PONTO TRICÔ
Nos 5 pontos, cujo ponto do meio forma o início do canto, tricotar no direito do trabalho: 2 p. juntos, 1 m., 2 p. juntos, pegando os p. por trás. No avesso, sendo que todos os p. são tric. em meia para formar o ponto tricô, tric. o p. do meio em tricô.
ÂNGULO COM DIAGONAL FURADINHA
Nos 5 pontos cujo p. do meio forma o início do canto, tric. no direito do trabalho: 2 p. juntos, 1 laç., 1 m., 1 laç., 2 p. juntos, pegando-os por trás. No avesso, sendo que todos os p. são tric. em meia para formar o ponto tricô, tric. os 5 p. do seguinte modo: 2 p. juntos em meia (1 p. e 1 laç.), 1 t., 2 p. juntos em .meia.
ÂNGULO PARTINDO DA PARTE INTERNA
Este canto é tricotado de dentro para fora e pode ser começado levantando os p. das bordas (VER PAG.27),a canto é obtido fazendo um aumento invisível de cada lado de 1 p., formando costura. Se, por exemplo, temos 11 p. cujo p. do meio ficará no canto, tric. do seguinte modo: 1ª carr.: 4 m., 1 m. introduzindo a ag. na parte superior do ponto seguinte da carro anterior, 3 m., 1 m. introduzindo a ag. no p. que fica abaixo do último destes 3 p., 4 m. 2ª carr.: 5 m., 1 m. introduzindo a ag. na parte superior do p. seguinte da carr. anterior, 3 m., 1 m. introduzindo a ag. no p. que fica abaixo do último destes 3 p., 5 m. Continuar deste modo até conseguir a largura desejada e rematar.
hit counter
Categorias