Tricô para principiantes
Sobre uma carreira de montagem ou de terminação: se os pontos da correntinha são muito apertados, levantá-los com uma agulha fina. Tricotar a primeira carreira acompanhando o ponto, com as agulhas normais do tricô. Nenhum furinho pode formar-se, sendo que, ao contrário de uma correntinha de borda, aquela de montagem ou de terminaçao é formada por uma alça para cada ponto do tricô.
Sobre uma borda perolada: os pontos de uma borda perolada são raramente levantados, durante a execução de uma malha, sendo que, quando esta operação está prevista, é preferível fazer bordas de correntinha. Entretanto, pode acontecer que você tenha que fazê-los numa malha antiga ou num trabalho executado em ponto tricô. Neste caso, levantar um por um todos os fios, reunindo as "perólas," e tricotá-los no decorrer do trabalho.
Sobre uma correntinha de borda, à direita do tricô, no avesso: introduzir a agulha de cima para baixo e da esquerda para a direita, em cada fio interno da correntinha (fig. a), começando por baixo. Virar o trabalho no direito e tricotar em meia os pontos levantados, pegando-os pela frente para cruzar os fios (fig. b).
Sobre uma correntinha de borda à esquerda do tricô, no avesso: introduzir a agulha de cima para baixo e da esquerda para a direita, em cada fio interno da correntinha (fig. a), começando por cima. Virar o trabalho no direito e tricotar em meia os pontos levantados, pegando-os por trás, para cruzar os fios (fig. b).
Em principio, é preciso tomar em conta que cada alça da correntinha corresponde a duas carreiras do tricô. A parte representada aqui pela lã escura tem conseqüentemente tendência a apertar, a franzir a parte mais clara. Para prevenir este incoveniente, usar agulhas mais grossas para tricotar os pontos levantados, ou fazer aumentos cada duas alças de borda, ou seja: tricotar uma alça em meia e a seguinte uma vez em meia e uma vez em tricô.
RETOMAR
Retomam-se os pontos deixados à espera por uma razão qualquer, ou soltos, cortando um tricô depois de puxar um fio. Às vezes é usado, por extensão, falando em levantar pontos de uma terminação, de uma montagem ou de uma borda, mas o termo é improprio.
hit counter
Categorias