Tricô para principiantes
ASTERISCO
Este sinal convencional em forma de estrela, é usado nas indicações para delimitar uma parte do texto que deve ser repetida, evitando deste modo alongar inutilmente as receitas.
À ESPERA
OS pontos à espera são aqueles que são deixados numa agulha sem tricotá-los, porque é preciso primeiro terminar um lado de um decote, ou uma manga, etc.. até retomar o outro lado do decote ou até reunir os p. do corpo da roupa com os p. da manga, etc.
AUMENTO
Um aumento (ou um ponto suplementar) é um ponto acrescido durante o trabalho. Existem vários tipos de aumentos. Todos os aumentos apresentados aqui são executados numa carreira (no direito ou no avesso) e seguidos por uma carreira simples, tricotada no avesso quando os aumentos foram feitos no direito. É o que é designado por "aumentos executados cada duas carreiras". Os aumentos duplos são feitos seguindo o mesmo principio que os simples, mas são geralmente separados por um ponto que forma o eixo do aumento duplo. São usados cada vez que é necessário ter simetria, como, por exemplo, para as pences, etc.
AUMENTO PEROLADO SIMPLES

Tricotar um ponto em meia pegando-o como de costume, depois, sem deixá-lo cair da agulha, trazer o fio na frente do trabalho, tricotá-lo uma segunda vez em tricô e pôr o fio novamente atrás do trabalho, para prosseguir. Este método forma ao mesmo tempo um furinho e uma espessura.
Efeito de aumento simples perolado, executado de cada lado dum trabalho. A simetria é obtida fazendo o aumento num terceiro ponto a partir do inicio da carreira (à direita), começando a tricotar o ponto em meia e no terceiro ponto antes do fim desta carreira (à esquerda). começando a tricotá-lo em tricô.
AUMENTO BARRADO SIMPLES

Tricotar um ponto em meia, pegando-o do modo habitual, depois, sem deixá-lo cair, tricotá-lo novamente em meia, mas pegando-o por trás. O cruzamento do fio forma uma pequena barra horizontal (dando nome ao método), cujo efeito decorativo pode ser usado numa sucessão regular e simétrica de aumentos.
Efeito de aumento simples barrado, executado de cada lado de um trabalho. A simetria é obtida fazendo o aumento no terceiro ponto a partir do inicio da carreira (à direita) e no quarto antes do fim desta carreira (à esquerda).
hit counter
Categorias