Côr
A cor influi em todos os aspectos da vida. Repercute no estado de ânimo, nas emoções e, inclusive, na forma de perceber as proporções. Fonte de inspiração de artistas e artesãos, a cor também pode impressionar pela sua riqueza e variedade.
Estamos rodeados de cor. Basta pensar nas cores de uma folha, ao atravessar as estações do ano, ou nas tonalidades variadas que adquire um velho muro de terra cota.
 
Embora todos vivam cercados de cor, pouca gente conhece o tema a fundo. Aprender os princípios básicos dá segurança na hora de usar as cores e combiná-las de maneira agradável e harmoniosa.

 

 

Todas as cores que vemos. na realidade, são as cores do arco-íris. Para mostrar como se relacionam umas com as outras. os artistas e teóricos costumam usar o círculo cromático, um arco-íris disposto em forma de círculo.
Este simples círculo cromático inclui tanto as cores primárias como as secundárias.
As cores primárias são as bási-cas: vermelho. azul e amarelo. Todas as outras cores são combinações destas três.
Ao misturar as cores primárias, obtém-se uma nova cor, que é chamada de secundária.
O círculo cromático está distri-buído de tal forma que as cores complementares ou opostas estão uma em frente à outra. Estas cores devem ser usadas com moderação.
As verdadeiras cores complemen-tares podem '"vibrar" quando usadas juntas em quantidades
praticamente iguais, o que às vezes choca a vista.As cores harmônicas ou análogas estão dispostas próximas, no círculo. Permitem bonitas combinações.

CORES QUENTES E CORES FRIAS
O círculo cromático também sepa-ra as cores quentes das frias. Os vermelhos. laranjas e amarelos são todos quentes. Podem criar um efeito estimulante e acolhedor.
O verde e o azul são cores frias e geralmente são usados para produzir um efeito calmante.
A melhor forma de lidar com a cor é familiarizar-se com ela. Podemos nos indagar sobre as cores que vemos: são quentes ou frias, harmonizam-se sutilmente ou chamam a atenção por seu contraste.
O sentido da cor é em parte instintivo, mas depende também da experiência e do conhecimento.

As cores primárias não podem ser obtidas a partir de nenhuma combinação, mas as outras cores derivam delas.

 
hit counter
Categorias