Bordado à mão
Dois pontos simples, o corrente e o cheio, é tudo o que você precisa para personalizar guardanapos, roupas de cama, roupões e lenços de bolso com letras decorativas.

O ponto corrente básico é usado para contornos e o ponto cheio é feito com uma laçada passando sempre a linha por baixo da ponta da agulha antes de ser puxada. O segundo cobre toda a superfície do desenho com pontos largos, retos e bem juntos. Combinados, estes pontos são ideais para bordar monogramas e motivos florais em peças pequenas do vestuário.

É preciso ter cuidado em manter os pontos lisos e a tensão uniforme. É aconselhável a utilização de um bastidor de bordar para manter o tecido esticado. Pode ser usado qualquer tipo de tecido, contanto que seja suficientemente firme para sustentar o bordado. O peso e a grossura da linha devem estar de acordo com o tecido. O buraco da agulha tem que ser grande o suficiente para passar a linha e suficientemente pequeno para não marcar muito o tecido.

 

OS PONTOS BÁSICOS SE USAM PARA:
• bordar monogramas • motivos florais • quadros com abecedário.

VOCÊ VAI PRECISAR DE: Desenhos de letras, papel carbono de boa qualidade, guardanapo de linho, faca de manteiga, agulha, linha e tesoura. Bastidor de bordar, opcional.

Para bordar um monograma, faz-se um desenho com letras.
Riscos dos Monogramas
Também podem se bordadas flores combinadas com letras, montadas em uma cartolina para fazer cartões de felicitações ou quadros.

PONTO CORRENTE BÁSICO
1- Ponha a agulha pelo mesmo furo por onde ela saiu, passe a linha por baixo da ponta e puxe a linha.
2- Faça o ponto seguinte do mesmo modo, pondo a agulha no mesmo furo por onde sai a linha, e passando a linha por baixo da ponta da agulha.
3- Continue bordando do mesmo modo. Ao terminar uma fila, dê um ponto sobre a última laçada de corrente para que não se desfaça.
Branco sobre branco: para obter um efeito sóbrio e elegante, borde o motivo floral com linha branca sobre um guardanapo branco.
PONTO CHEIO BÁSICO
1- Enfie a agulha exatamente por cima do ponto por onde ela foi puxada, e volte a puxar junto do primeiro ponto.
2- Faça o ponto seguinte do mesmo modo. Siga o desenho e cubra cuidadosamente as marcas feitas pelo papel carbono.
3- Continue assim até preencher toda a superfície. Se quiser tornar o ponto mais alto, faça um ponto de alinhavo por baixo do ponto cheio.
hit counter
Categorias