Azeitonas à la carte
Por que não dar um toque pessoal às azeitonas, condimentando-as com diferentes ervas e especiarias?

O que é preciso

tigela funda
espremedor de laranja
almofariz e pilão
faca
vidros esterilizados
450 gr de azeitonas
verdes e pretas
azeite de olive
para os demais ingredientes, veja a receita abaixo
As azeitonas, verdes e pretas que você encontra em vidros, latas ou soltas - podem ser condimentadas com os mais diversos e saborosos temperos. Em uma festa, você pode servi-las em palitos para coquetel: em uma recepção, como aperitivo e também para acompanhar pratos como, por exemplo, saladas e carnes frias. Aqui, sugerimos três receitas diferentes, cada uma com um sabor particular. A combinação de sementes de erva doce com alecrim forma uma típica especialidade siciliana e a de pimenta malagueta com ervas lembra os sabores mais exóticos do México. A quantidade de pimenta pode variar conforme cada gosto. A mistura de coentro e limão evoca o aroma dos limoeiros e oliveiras dos países do Mediterrâneo.
ESTILO SICILlANO
Cascas raladas de meia laranja e de um limão
2 colheres de sopa de sementes de erva doce
1 colher de sopa de alecrim fresco
125 ml de suco de limão
PIMENTA COM ERVAS
2 pimentas malaguetas e
2 dentes de alho
Endro, tomilho e menta frescos, 3 folhinhas de cada um
2 colheres de chá de sementes de erva-doce
LIMÃO E ALHO
Um punhado de erva doce fresca 1 colher de sopa de coentro e
3 dentes de alho
8 rodelas grossas de limão
1. Coloque as azeitonas em uma tigela. Descasque e corte dois dentes de alho e acrescente-os à tigela junto com as cascas de laranja e limão.

2. Amasse ligeiramente as sementes de erva doce e o alecrim no almofariz com o pilão. Junte as azeitonas e mexa bem.

3. Derrame o suco de limão por cima das azeitonas e acrescente 45 ml/3 colheres de sopa de azeite. Mexa bem, tampe e guarde na geladeira durante dois ou três dias antes de usar.
1. Coloque as azeitonas numa tigela. Tire as sementes das pimentas malaguetas e pique-as. Limpe e pique o alho. Adicione as pimentas e o alho ás azeitonas.

2. Amasse as ervas e as sementes de erva doce. Acres-cente-as às azeitonas e mexa bem.

3. Despeje azeite suficiente para cobrir as azeitonas. Mexa bem, tampe e guarde na geladeira durante dois ou três dias. Se for preciso, coloque-as em vidros esterilizados. Uma vez abertos, guarde na geladeira.
1. Coloque as azeitonas numa tigela. Acrescente a erva doce picada bem fina e os dentes de alho limpos e cortados em fatias.

2. Disponha as azeitonas e as rodelas de limão em um vidro, em camadas, e cubra-as com azeite. Tampe e guarde na geladeira por dois dias.
hit counter
Categorias


Home Preserving 400 Delicious and Creative Recipes

- free download -