Petit point e ponto de tapeçaria
O que é preciso

TELA DE UM SÓ FIO
TESOURA DE COSTURA
FITA DE ALGODÃO
LINHA
AGULHAS DE COSTURA
BASTIDOR RETANGULAR DE MADEIRA
PARA TAPEÇARIA
MEADAS DE LÃ PARA BORDADO
AGULHAS DE TAPEÇARIA Nº 20
TESOURAS PEQUENAS

O petit point e sua variante, o ponto de tapeçaria, são duas das técnicas de agulha mais úteis, fáceis de trabalhar e eficientes para cobrir um fundo.
O PETIT POINT É USADO: para fazer quadros sobre tela • como fundo.
O PONTO DE TAPEÇARIA É USADO: para fundos horizontais de textura uniforme.

D
e grande valor sempre que se queira criar uma superfície suave e plana sobre uma tela simples, tanto o petit point como o ponto de tapeçaria são bonitos e resistentes. O petit point, pequeno ponto oblíquo, é ideal para uma superfície plana e para misturar cores.É trabalhado em fileiras horizontais, verticais e oblíquas. Similar ao petit point, o ponto de tapeçaria é trabalhado sobre um fio vertical e dois horizontais, o que produz uma inclinação mais suave. Também pode ser trabalhado na vertical.
CAIXA DE FERRAMENTAS
TELAS

As telas são normalmente feitas de algodão, mas também existem em linho, seda e até mesmo em plástico. Os tamanhos mais comuns são 4 e 6 pontos por centímetro, permitindo uma escala detalhada e bastante acessível. A tela pode ser de fio simples (para diversos pontos) ou duplo (para trabalhos finos). Ambos os tipos você encontra entrelaçados (os fios são fundidos nas intercessões) ou em tecido normal, o melhor para almofadas.
Antes de começar, pratique os pontos em um pedaço de tela. Corte a tela, deixando uma margem de 5 cm ao redor. Prenda em um bastidor retangular ou de outra forma que permita corrigir a tensão para conservar a forma do trabalho. Mantenha uma tensão uniforme durante todo o trabalho e, de vez em quando, deixe a agulha pendurada para que o fio se desenrole. Use lã para tapeçaria e trabalhe toda a tela continuamente.
COMO FIXAR A TELA
Faça um debrum nas bordas da tela com fita de algodão. Marque as linhas centrais vertical e horizontal com um alinhavo. Coloque uma borda da tela sobre a fita em uma das barras e costure com alinhavo. Costure a tela na fita na barra oposta. Gire as barras até que a tela fique centrada e tensa. Fixe as barras ajustando as porcas e parafusos. Pode também usar o tradicional bastidor redondo.
PETIT POINT HORIZONTAL
1- (Pelo avesso do trabalho). Ponha na agulha lã suficiente para cobrir a tela, mas que não fique difícil passá-la pelas aberturas. Use fios de 50 cm, pois se forem mais compridos a fricção de passá-los pela tela acabará desgastando-os. Comece passando a agulha pela frente da tela, passe através de uma intercessão e traga de volta pelo avesso, deixando uns 4-5 cm na extremidade do fio.
2- Para fazer um ponto, comece trazendo a agulha para fora em A. Passe por uma intercessão à direita e enfie em B. Passe por baixo de dois fios verticais e traga para a frente pela abertura à esquerda de A. Repita o processo da direita para esquerda.
3- Continue assim, trabalhando da direita a esquerda sobre a tela. A agulha entra na tela guiada pela mão direita e reaparece, um fio abaixo, empurrada pela mão esquerda, que também tem a função de regular a tensão do fio.
4- (Avesso do trabalho). Ao avançar, segure a ponta inicial da lã contra a tela para que os primeiros pontos a escondam. Corte o restante e continue bordando.
5- Trabalhando da direita para a esquerda, comece uma nova carreira, como indica a foto acima, e continue bordando. Para começar uma nova carreira, da esquerda para a direita, desloque para cima como mostra a foto abaixo.
6- (Avesso do trabalho). Para terminar, passe a lã por baixo de vários pontos e corte a ponta. Nunca dê um nó na ponta e comece novas carreiras na mesma direção.
hit counter
Categorias