Patchwork costurado à mão
O patchwork ou trabalho com retalhos tradicional é costurado à mão e forrado com papel para reforçar as figuras.
Mostramos aqui uma figura simples, em forma de estrela, criada com losangos, triângulos e quadrados.


O que é preciso
ESTILETE
PAPEL CUCHÊ
ALFINETES
QATRO TIPOS DE RECIDO
ESTAMPADOS E LISOS
TESOURA
AGULHAS MÉDIA
LINHA DE COSTURA
FERRO DE PASSAR
O patchwork ou trabalho com retalhos tradicional é costurado à mão e forrado com papel para reforçar as figuras. Mostramos aqui uma figura simples, em forma de estrela, criada com losangos, triângulos e quadrados.

Pode-se comprar os moldes prontos ou prepará-los; o importante é que sejam perfeitos, com lados regulares, porque o menor defeito nas peças cortadas pode causar problemas no momento de montar os retalhos. Os moldes perfurados são muito práticos. Escolha a estampa que preferir para os tecidos, mas é importante que todos tenham a mesma espessura e o mesmo tipo de fibra. Escolhemos uma combinação de tecido liso vermelho alaranjado, xadrez azul e branco e estampado azul e bege, com flores.

PODE-SE USAR O PATCHWORK PARA: coberta de poltrona • acolchoado infantil • casaco de inverno • jogo de mesa.

O melhor tecido tanto para o direito como para o forro de acolchoados de patchwork é o algodão puro.
Os pontos são dados sempre na direção de quem está costurando e convém usar um dedal para proteger o dedo que empurra a agulha. O número de pontos pode variar; o importante é que sejam regulares e pequenos. Alfinete o molde para manter firme o tecido e impedir que ele deslize ou enrugue ao ser costurado.
1- Com o estilete. recorte os moldes de forro no papel cuchê. Serão necessários 4 triângulos, 8 losangos e 4 quadrados para fazer um bloco completo.
2- Alfinete o molde sobre o avesso do tecido, ou sobre a parte da estampa que quiser usar. Ao cortar, sempre que possível, procure acompanhar o fio do tecido.
3 - Com uma tesoura afiada, recorte todas as figuras do patchwork, deixando uma folga de 1cm, para a costura, à volta de cada um dos vários moldes.
4- Dobre a barra de tecido por cima de um dos lados do molde e alfinete. Enfie uma agulha, dê um nó na ponta da linha e alinhave, costurando juntos o tecido e o papel do molde.
FERRAMENTAS
AGULHAS PARA PATCHWORK
Estas são agulhas pequenas e finas, são ideais para trabalhos de costura à mão. Agulhas muito grossas deixam marcas de furo no tecido.
hit counter
Categorias