Restauração de um armário

Decoração do armário

Não importa se o armário está lascado ou rachado: o acabamento final dissimulará qualquer defeito. Caso a tinta não se fixe, aplica-se tinta-base. Recomenda-se cobrir o espelho enquanto se pinta o armário.
Com esta técnica de pintura sobre cera, fácil de aplicar, este velho armário estragado ganhou vida nova.
Este velho armário, que era de um marrom sem graça, passou a ser verde vistoso, com a técnica de lixar a pintura aplicada sobre cera. Este acabamento tem um bom resultado em qualquer superfície de madeira desgastada e é muito indicado para renovar um móvel sem brilho. A preparação é essencial: o verniz velho e a sujeira devem ser totalmente eliminados antes da restauração.
Aplica-se uma camada de tinta base para artesanato, seguida de uma segunda camada de duas cores, de tonalidade semelhante. Uma vez secas, aplica-se cera incolor para móveis. Dá-se uma última demão de outra cor, neste caso, verde-escuro, que se deixa secar e, em seguida, lixa se para obter o efeito de desgaste.
O que é preciso
FOLHA DE LIXA MÉDIA, ARMÁRIO VELHO
TINTA ACRÍLICA FOSCA EM DUAS CORES CLARAS E UMA MAIS ESCURA
PINCÉIS
CERA INCOLOR PARA MÓVEIS
VERNIZ (OPCIONAL), TINTA DOURADA E
FOLHA DE OURO, FITA CREPE


1- Lixe o armário com lixa de papel média. Elimine todo sinal de verniz velho e sujeira
2- Aplique uma primeira demão de tinta acrílica fosca em uma cor clara (marfim, neste caso).
3- Deixe secar e lixe sua-vemente. Aplique uma de-mão de tinta fosca (verde-clara) e, antes que seque, aplique uma segunda de-mão de um tom parecido (amarelo).
4- Depois de seca, aplique a cera incolor para móveis com um pano macio. Dê uma demão de tinta fosca (verde) e deixe secar.
5- Lixe na direção dos veios, com lixa de papel média. Como ela enruga, use pequenos pedaços de lixa, envolvendo um pedaço de madeira, em lugar da folha inteira.
6- Pinte as bordas de verde-escuro (A). Para terminar, acrescente o detalhe dourado (B), com tinta ou folha de ouro. Deixe secar. Proteja a superfície com duas camadas de verniz (opcionais).
hit counter
Categorias