Porta vaso de macramê

O mais importante, ao trabalhar com macramé, é ter fio suficiente. É preciso comprar sempre uma quantidade um pouco maior do que a calculada, porque o comprimento total depende sempre do número e da tensão dos nós, da grossura da corda e, evidentemente, do tamanho do trabalho.
Vale a pena dedicar algum tempo para planejar o trabalho: meça a corda, calcule os fios internos e externos e mantenha-os em ordem para não perder tempo desembaraçando fios longos demais que ficam embaralhados.
Como tantos outros trabalhos de macramé, o porta vaso de corda é muito resistente e pode ser usado dentro de casa ou ao ar livre.

O porta vaso tem quatro séries de nós e cada série tem quatro fios - dois internos e dois externos. O porta vaso, depois de pronto, mede 81 em de comprimento. Para saber detalhes sobre como fazer os nós, veja : NÓS BASICOS

O QUE É PRECISO:.  CORDA - TESOURA - CANETA HIDROGRÁFICA - 8 CONTAS GRANDES, COM FURO (PARA ENFIAR EM FIO DUPLO DE CORDA) - GANCHO DE CORDA.
1.  Corte quatro fios centrais com 2,03 m de comprimento e quatro fios externos de 5, 1 m. Dobre todos os fios ao meio e marque o ponto central com a caneta hidrográfica.
2.
 Alinhe todos os pontos centrais. Enrole todos os fios juntos, começando a 5 cm do meio, passando pelo meio e continuando até formar um rolo de 10 em de comprimento.

3.
 Dobre o rolo em laçada e torne a enrolar todos os fios juntos até ter um rolo de 2,5 cm. Esta será a parte superior do porta vaso.

4.
 Divida os fios em quatro grupos (A), de modo que cada grupo seja formado de dois fios internos e dois fios externos. Faça quatro nós baixos em cada grupo de fios. Tome um fio externo e um fio central de dois grupos adjacentes e faça quatro nós baixos. Repita em todos os outros grupos de fios.

5.
 Trabalhando grupo a grupo, faça 5 cm de nós espiral. Enfie uma conta nos dois fios centrais juntos (B) e faça uma laçada com os fios externos em volta da conta. Faça outros 5 cm de nós espiral