Porta vaso de macramê
Misturando uma trepadeira, fúcsias e petúnias pode-se criar um arranjo duradouro de flores, para colocar neste bonito porta-vaso.
O que é preciso:
CORDA
TESORA
CANETA HIDROGRÁFICA
8 CONTAS GRANDES, COM FURO (PARA ENFIAR EM FIO DUPLO DE CORDA)
GANCHO DE CORDA
O mais importante, ao trabalhar com macramé, é ter fio suficiente. É preciso comprar sempre uma quantidade um pouco maior do que a calculada, porque o comprimento total depende sempre do número e da tensão dos nós, da grossura da corda e, evidentemente, do tamanho do trabalho.

Vale a pena dedicar algum tempo para planejar o trabalho: meça a corda, calcule os fios internos e externos e mantenha-os em ordem para não perder tempo desembaraçando fios longos demais que ficam embaralhados.

Como tantos outros trabalhos de macramé, o porta vaso de corda é muito resistente e pode ser usado dentro de casa ou ao ar livre.
Oporta vaso tem quatro séries de nós e cada série tem quatro fios - dois internos e dois externos. O porta vaso, depois de pronto, mede 81 em de comprimento. Para saber detalhes sobre como fazer os nós, veja : NOS BASICOS
1 - Corte quatro fios centrais com 2,03 m de comprimento e quatro fios externos de 5, 1 m. Dobre todos os fios ao meio e marque o ponto central com a caneta hidrográfica.

2 - Alinhe todos os pontos centrais. Enrole todos os fios juntos, começando a 5 cm do meio, passando pelo meio e continuando até formar um rolo de 10 em de comprimento.

3 - Dobre o rolo em laçada e torne a enrolar todos os fios juntos até ter um rolo de 2,5 cm. Esta será a parte superior do porta vaso.

4 - Divida os fios em quatro grupos (A), de modo que cada grupo seja formado de dois fios internos e dois fios externos. Faça quatro nós baixos em cada grupo de fios. Tome um fio externo e um fio central de dois grupos adjacentes e faça quatro nós baixos. Repita em todos os outros grupos de fios.






5 - Trabalhando grupo a grupo, faça 5 cm de nós espiral. Enfie uma conta nos dois fios centrais juntos (B) e faça uma laçada com os fios externos em volta da conta. Faça outros 5 cm de nós espiral

.

6 - Separe os quatro fios e continue com nós corrente, usando um fio interno e um fio externo, de modo que se formem dois grupos de 5 cm de nós corrente. Una os dois grupos com dois nós baixos. Faça outra série de nós corrente e una-a novamente com quatro nós baixos.

Truques
Pode-se fazer as contas com um bloco de massa de modelar. Modele as contas com as palmas das mãos. Fure com uma agulha de tricô e faça o acabamento, bem arredondado. Com cuidado, remova a agulha de tricô.
7 -Acrescente outra conta e outros três nós baixos seguidos de 5 cm de nós espiral. Repita o que já foi feito, até completar todos os grupos.

8 - Tome um fio interno e um externo de dois grupos adjacentes e faça um nó baixo, a 5 cm do último nó. Repita nos outros grupos. Tome um fio interno e um externo de dois grupos adjacentes e faça outro nó plano a 2,5 cm do último nó. Acrescente dois nós baixos em cada grupo.

9 - Reúna todas as pontas e enrole­ as juntas, formando um rolo de 2,5 cm de comprimento (C). Passe as pontas dos fios de união e puxe-os para prendê-Ios. Apare as pontas.


hit counter
Categorias