Acolchoado feito à mão
A técnica de acolchoar, desenvolvida pelos chineses para amortizar o peso das armaduras, converteu-se em uma arte popular difundida no mundo inteiro.
O que é preciso:

MOLDE DE PAPEL - CANETA HIDROGRAFICA FINA DE TINTA SOLÚVEL EM ÁGUA - TECIDO DE ALGODÃO FINO E SUAVE OU DE GROSSURA MEDIA - TECIDO PARA O AVESSO, DA MESMA GROSSURA QUE O PRINCIPAL - MANTA ACRÍLICA - FERRO E TÁBUA DE PASSAR - FITA CREPE - AGULHA DE ACOLCHOAR TAMANHO 8-9 - LINHA ACETINADA QUE COMBINE (ESPECIAL PARA ACOLCHOADO) - LINHA QUE CONTRASTE - DEDAL - TESOURA PEQUENA E AFIADA - BASTIDOR - MÁQUINA DE COSTURA.

O acolchoado é um "sanduíche" de tecido e manta acrílica presos em seus lugares por linhas ordenadas e pontos planos. A técnica. desde os básicos edredons para aquecer até elaborados complementos decorativos, combina o prático com o artístico. Os descnhos podem ser simples ou mais complicados. Antigamente. eles cram feitos pelo traçado dos contornos de pratos. travessas e outros objctos comuns no lar: hoje em dia são usados moldes. A parte superior pode ser um patchwork. uma aplicação ou um simples retalho de tecido.
O tecido pode ser estampado ou liso - este destaca melhor os desenhos elaborados. Antes, lava-se o tecido para evitar que encolha e verificar se não desbota: depois passase a ferro. Usa-se um bastidor para esticar o tecido de maneira uniforme. O acolchoado feito à mão. apesar de trabalhoso. tem um resultado inigualável. As bordas devem ser costuradas à máquina: é mais rápido e dá melhor acabamento.

USA-SE ACOLCHOADOS EM: • edredons • jaquetas • jogos americanos.

1 -
Corte as camadas superior e inferior do tecido calculando previa-mente as medidas.
Passe a ferro. Desenhe ou copie os moldes (esquerda) em um papel rígido e recorte. Passe o desenho para o tecido superior com a hidrográfica, solúvel em água, que sairá ao lavar o tecido, no final do trabalho.



2 -
Corte um pedaço do recheio na mesma medida do tecido. Sobre uma superfície limpa, prenda o tecido inferior, com o lado direito para baixo, usando a fita crepe. Coloque o recheio sobre o tecido fazendo coincidir os cantos. Em seguida, estenda o tecido superior, com o direito para cima e alise as possíveis rugas para as extremida-des.

O melhor tecido para o acolchoado, tanto para a parte superior como para a inferior, é o algodão. Costura-se sempre da direita para a esquerda e usa-se um dedal para ajudar a empurrar a agulha. O número de pontos usados depende de cada um. Os pontos devem ser regulares: pontos pequenos são mais decorativos. Deve-se alinhavar todas as camadas para"manter o tecido esticado e evitar que escorreguem e enruguem quando acolchoar.

   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
 
MOLDES PARA
UM ABAFADOR
DE CHÁ

Para uma peça como o
abafat!or de chá, use
desenhos simples em
proporção com o
tamanho do trabalho
 
   
   
  FERRAMENTAS
MANTA ACRíLICA

A manta acrílica é muito mais
leve e fácil de usar que a manta
de algodão, seda ou lã. É vendida em
lâminas de diversas espessuras.
A mais comum é a de 50 g, boa
para acolchoados. Em peças maiores,
use uma das mais grossas.
hit counter
Categorias