Velas flutuantes
O QUE É PRECISO

TESOURA OU FACA
PANELAS PARA O BANHO MARIA
PARAFINA OU CERA PARA MOLDELAR
CORANTE (Opcional)
PAVIO (Cortado em pedaços de 5 cm)
FACA DEPONTA REDONDA OU CANIVETE AFIADO
COLA PARA CERA
PAPEL VEGETAL


Sua sala de jantar ganha um toque de encanto especial com um centro de mesa com velas flutuantes. A técnica consiste em modelar a cera morna com as mãos.

Para que as velas flutuem, a base deve ser achatada, como um pequeno prato, o que também faz com que a vela se mantenha reta. Esta técnica serve para modelar flores, como rosas ou açucenas, mas também pode ser usada para modelar outras figuras . Pode-se trabalhar com parafina, mas a cera é o material mais indicado.

A cera deve ser derretida e esfriar um pouco, para poder ser modelada à mão. Se esfriar a ponto de endurecer, use um secador de cabelos para aquecê-Ia e continuar a modelagem. Como para qualquer tipo de vela, o pavio deve ser feito antes: o fio deve ser mergulhado em cera derretida e esticado pelas pontas até endurecer.

USAM-SE AS VELAS FLUTUANlTES: como centro de mesa • no aparador • para decorar a mesa, em ocasiões especiais.
Recomenda-se trabalhar sobre uma superfície limpa e ampla e devem-se tomar todas as precauções de segurança. Para maiores detalhes sobre materiais e equipamento, ver pags..
1- Derreta a cera e o corante, se for usá-Io, em banho-maria. Prepare os pavios. Abra o papel vegetal sobre uma superfície plana, ou sobre uma bandeja. Vire um pouco de cera sobre o papel.
2 - Para modelar a cera, é preciso uma camada de cerca de 3 mm de espessura. Deixe esfriar um pouco e, com uma faca normal ou de ponta redonda, recorte círculos.
3 - Enquanto a cera está maleável, tome cada círculo de cera e modele as pétalas. É preciso trabalhar com rapidez para poder fazer todas as pétalas antes de que a cera endureça.
4 - Enrole uma pétala em volta de um dos pavios já preparados e acrescente uma segunda pétala para começar a preparar a rosa. Se a cera endurecer, reaqueça-a com o secador de cabelos.


Um arranjo encantador: velas flutuantes e água colorida com corante de alimentos.
5 -.Continue acrescentando péta-las. Reaqueça a cera e prepare quantas pétalas forem nece-ssárias para completar a flor. À medida que as flores forem ficando prontas, abra as pétalas. Sendo preciso, cole as pétalas com a cola para cera. As pétalas devem ficar bem coladas para que a flor tenha uma base sólida e não caia. Com prática, você conseguirá moldar duas rosas antes de que a cera endureça.

SEGURANÇA PRIMEIRO

Não se afaste do fogão enquanto esquenta a cera e não deixe que a cera aqueça acima de 150°C. Se a cera pegar fogo, abafe com uma tampa ou cubra com fermento em pó.

velas trabalhadas no gelo >> velas flutuantes >> velas de frutas >> velas por imersão >> velas multicoloridas >> velas retorcidas >>
hit counter
Categorias