velas trabalhadas no gelo >> velas flutuantes >> velas de frutas >> velas por imersão >> velas multicoloridas >> velas retorcidas >>
Fazer velas por imersão
O QUE É PRECISO

 

PARA FAZER 6 VELAS:
1 KG DE PARAFINA
100 gr DE ESTEARINA
TINTA PARA CERA
PANELA BAIXA PARA O BANHO MARIA E OUTRA ALTA
1,5 m DE MECHA DE 25 cm CORTADAS EM TRÊS PEDAÇOS IGUAIS
TESOURA

As velas com acabamento em ponta são feitas submergindo uma mecha em cera quente. Pode-se fazer em toda uma gama de cores, vivas ou pastel, conforme a decoração.

A imersão é o método mais antigo para fazer velas. Brancas ou coloridas, as velas com ponta mantêm sua popularidade ao longo dos anos. Para faze-Ias, é só submergir uma mecha em cera, deixar que se solidifique e voltar a submergi-Ia até obter a espessura desejada. Os materiais e utensílios básicos são semelhantes aos usados para fazer velas modeladas, mas claro que não é preciso molde . É preciso um recipiente estreito e fundo para submergir a mecha.

VELAS POR IMERSÃO SÃO USADAS: em centros de mesa • sobre o batente da lareira • com arranjos de florres frescas.
Trabalhe sempre sobre uma superfície ampla e vazia para evitar acidentes. Segure a mecha pelo centro e faça duas velas ao mesmo tempo, uma em cada extremo da mecha. Se preferir fazer uma de cada vez, amarre uma mecha mais curta em um lápis.
1- Derreta a cera, a estearina e a tinta, se usar, em uma panela alta, dentro de uma mais baixa, com água, em banho maria, em fogo lento, até dissolver a tinta. Apague o fogo. Pendure a mecha pelo centro e mergulhe ambos os extremos na cera.
2 - Retire a mecha e, quando ela estiver fria para ser tocada, segure em um extremo e no meio para esticá-Ia durante 30 segundos até que a cera se solidifique. Repita o processo com a outra extremidade da vela.
FERRAMENTAS

RECIPIENTE PARA CERA

O recipiente deve ser mais fundo que o comprimento da vela. Para o banho-maria, use uma panela funda e uma frigideira. Para que as bases não se toquem, use uma trempe na panela maior.
3 - Mergulhe diversas vezes, até que a espessura da cera seja de 25 mm. Passado um momento, a cera do recipiente terá esfriado, antes mesmo de terminar: será preciso esquentar de novo. Se em uma camada aparecerem bolhas é sinal que a cera está fria.
4 - Depois de alcançada a espessura desejada, mergulhe a vela em uma jarra com água fria e deixe até que a cera fique completamente dura. Se for preciso nivelar a base da vela, deslize-a pelo fundo de uma panela em fogo lento. Separe as duas velas e corte a mecha.

SEGURANÇA PRIMEIRO

 

Nunca esquente a cera diretamente em uma panela ou diretamente sobre o fogo. Tenha cuidado para não aquecer de-mais, não encher muito a panela e não deixar salpicar cera quen-te.
hit counter
Categorias