Tricô para principiantes
DIMINUICÃO DUPLA NO AVESSO DO TRABALHO

Sobreposição para a esquerda no direito: tricotar dois pontos juntos em tricô. O ponto obtido é o ponto do meio da diminuição dupla, pega-lo novamente na agulha esquerda e rematar por cima, da esquerda para a direita, o segundo ponto desta agulha. Pôr novamente o ponto do meio na agulha direita.
Sobreposição para a direita no direito: tirar um ponto sem fazer em tricô e tricotar o seguinte (do meio). Tirar um ponto sem fazer em meia e retomá-lo com a agulha esquerda, virando-o (torcido). Retomar também o ponto do meio e rematar o ponto torcido sobre ele. Pôr novamente o ponto do meio na agulha direita e rematar o ponto sem fazer sobre ele.
A AMOSTRA
Cada uma tem uma maneira pessoal de esticar seu fio e de apertar seu ponto. É por esta razão que a maioria das indicações mencionam número de pontos e de carreiras, acompanhados das medidas respectivas, para uns e outras, em centímetros. Outras fornecem o número de pontos e de carreiras contidos num quadrado de 10 cm de lado. Este último método parece-nos preferível ao outro, porque permite combinar as dimensões desejadas de uma maneira bem mais precisa.
Conta-pontos
Em todo caso é indispensável tricotar um quadrado não de 10 cm mas de 12 cm no mínimo, para não ser atrapalhada nos seus cálculos pelos pontos de montagem, das bordas e de terminação que, sendo trabalhados diferentemente dos outros, não podem ser calculados do mesmo modo. Para isso, basta acrescentar 8 ou 10 pontos ao número indicado para a amostra do modelo. Em seguida alfinetar este pequeno quadrado sem esticá-lo, em nenhum sentido e pôr em cima um conta-pontos (como o da foto).
hit counter
Categorias