Tricô para principiantes
FIO PUXADO

Pode acontecer que seja necessário cortar um tricô horizontalmente, seja para alongá-lo ou para encurtá-lo, ou também para levantar pontos, permitindo tricotar novamente uma parte gasta ou rasgada; ou também para transformar a parte inferior de uma roupa, acrescentando uma barra ou uma aba. A melhor maneira de proceder com toda segurança (descrita aqui) consiste em puxar um fio. Na altura desejada, na borda direita, puxar um fio sem arrebentá-lo. Pegá-lo na mão direita e puxar levemente no comprimento de toda carreira, com a ajuda da mão esquerda.
o tricô ficará franzido. Quando toda a carreira estiver inteiramente franzida, cortar o fio esticado do lado da borda esquerda. Deste modo, o trabalho estará cortado. Com uma agulha fina, levantar os pontos para tricotálos ou rematá-los, segundo você deseje; refazer uma parte gasta ou encurtar uma malha comprida demais.
FRANZIDO

O franzido é muito facilmente conseguido com aumentos ou diminuições. Com o primeiro método dá-se mais volume acima de uma cintura, no punho de uma manga, etc. Tratando-se de aumentos ou diminuições, a proporção a ser observada é encontrada através de um cálculo baseado nas dimensões da parte ampla dum lado, e aquelas da parte estreita de outro lado. Querendo acrescentar ou tirar a metade ou o terço duma largura dada, acrescenta-se ou suprime-se a metade ou o terço dos pontos iniciais. Estes aumentos ou estas diminuições deverão ser separados por intervalos regulares.
TIRAR UM PONTO SEM FAZER
Consiste em fazer passar um ponto da agulha esquerda para a agulha direita sem tricotá-lo. Em certos casos (mencionados na receita) podem ser obrigadas a passar o ponto em sentido contrário.
GRAFTING
É o nome original inglês de um método para unir dois pedaços de tricô com uma carreira de pontos refeitos, usando uma agulha de tapeçaria, formando costura invisível. Este processo é empregado para unir as duas partes de uma vista no direito da gola ou para fechar as extremidades de uma tira tricotada em viés e dobrada em dois (ver no verso).
hit counter
Categorias