O abc da pintura em tecido
Constatação
Para saber se a guta está passada corretamente, olhar contraluz ou com um abajur atrás do desenho.
Constatar que haja penetrado e que os ângulos do desenho estejam fechados para evitar filtrações.
Tinta para criar relevos (puff)
Vendem-se em frascos e bisnagas com bico aplicador. São utilizados com pincel ou estêncil (molde vazado). Expandem-se (incham) com ferro ou secador de cabelo. Podem der encontrados em todas as cores e também transparente, para misturar com a cor que deseje utilizar.
Passos a seguir utilizando o pincel:
1- Transferir o desenho depois de esticar bem o tecido. Respeitar a direção do desenho para pintar com pincel de cerda. Deixar secar de um dia para o outro.
2- Passar ferro pelo avesso, sobre um tecido macio. Ter em conta a temperatura do ferro de acordo ao tecido que utilize.
3- O relevo obtido dependerá da quantidade de tinta utilizada.
Verniz para bordejar (termolina leitosa)

Utiliza-se para passar na beirada do tecido para não desfiar. É transparente, permite um acabamento que muitas vezes substitui a costura e é resistente ao lavado freqüen-te.

Como se utiliza:
1 - Depois de pintado a borda do desenho, aplicar o verniz para bordejar (termolina leitosa) dos dois lados do tecido (pela frente e por trás do desenho) Utilizar pincel.
2 - Deixar secar e recortar.
Estêncil - Podem, ser simples e compostos (também chamados moldes vazados). Conseguem-se preparados, mas também podem ser feitos com:
Radiografias que não sirvam mais: lavá-las com água sanitária para desbotar e retirar por completo a cor. Recortá -las com "cutter” , estilete ou qualquer outro instrumento de corte afiado.
Cartolina de ilustração: tem um lado brilhoso e não deve ser utilizado para uso prolongado.
Cartolina resistente: aconselhável para o uso prolongado e trabalhos grandes. Fotocópia às quais são aderidas papel auto-adesivo transparente.
PVC cristal: ideal para uso prolongado.
• Para facilitar o deslizamento do "cutter" é aconselhável cortar o molde vazado sobre um vidro ou azulejo.
• Quando se usa o molde vazado, convém pôr folhas de papel embaixo do tecido para facilitar a absorção da tinta.
• Pincelar o molde vazado com cola permanente para aderilo ao tecido. Outra opção é usar "rolinhos" de fita crepe. Deve estar bem seguro para evitar que se mova ao passar a esponja.
• Quando se termina de utilizar o molde vazado, limpar com um tecido úmido, deixar secar e pôr papel entre cada um deles, para protegê-los.
hit counter
Categorias